Ressuscitando o blog. Eu sei, fiquei um bom tempo fora, mas hoje eu queria voltar e escrever novamente aqui no blog para fazer uma das coisas que eu mais gosto: listas. E hoje eu faço uma lista com os filmes que eu mais gostei de 2012 (aquele que eu consegui ver). É uma lista bem pessoal, eu sei, e também não é exatamente uma lista com os melhore filmes do ano (embora para mim seja).
Antes de fazer a lista eu quero dizer que fiquei muito feliz com o ano de 2012. Houveram muitos filmes realmente bons da metade do ano para cá, bem melhores do que os do ano passado (na verdade, vendo a lista que eu fiz ano passado, sinto até vergonha de alguns filmes). Sim, digo da metade do ano porquê, no início do ano, tirando os filmes de 2011 e que só chegaram no Brasil no começo desse ano, muitos filmes ruins chegaram à telona. Felizmente o ano foi passando e muitas boas produções foram surgindo. Tantas que quando elaborei essa lista tive que deixar de fora bons filmes como "Deus da Carnificina", "Frankeweenie", "O Segredo da Cabana", "O Hobbit" e "Argo". Pois bem, vamos deixar de falatório e vamos para a minha lista de favoritos, mas antes uma observação: eu gostei muito de "Os Vingadores", mas sinceramente, a euforia passou, e depois que você analisa bem, é apenas um bom filme, sem nada demais além do fato de colocar vários super-heróis num mesmo filme. Um bom filme que para mim já deu o tinha que dar. Desculpe a sinceridade para que gostou e achou que foi o melhor filme do ano.
10 - O Impossível
Sabe aquelas emocionantes histórias reais que se passam durante uma grande tragédia. Pois bem, o filme é sobre isso, mas é incrível. O filme, que segue uma família que passava férias da Tailândia quando um tsunami atacou o leste de Ásia em 2004, consegue emocionar qualquer um, ao mesmo tempo que mostra uma terrível realidade. O elenco também é incrível (tanto os atores mais velhos, como o ator mais novo). Um filme que vale muito a pena ver.
9 - Jogos Vorazes
Obviamente um dos motivos que me fez gostar tanto desse filme foi o livro, que é realmente muito bom. Mas não podemos deixar de lado o fato de "Jogos Vorazes" ser um excelente filme, com um ótimo roteiro, uma boa atriz e boas sacadas na parte da direção. O filme ainda se torna uma bela crítica aos reality shows e aos governos ditatoriais. Além disso Katniss deverá se tornar em breve um das mais aclamadas heroínas dos tempos atuais.
8 - Detona Ralph
Tenho que dizer uma coisa: ano passado me senti decepcionado com as animações. Algumas foram legais, mas nenhuma foi incrivelmente criativa ou teve uma grande sacada. E nenhuma me fez sentir como eu me senti vendo animações como "Como Treinar o Seu Dragão" ou "Up - Altas Aventuras". Na verdade acho que o gênero animação é um dos quais eu sou mais crítico, e por isso fico irritaado quando uma pessoa me indica uma animação apenas dizendo que é "fofinha" ou "engraçada". Pô, eu quero história, e não um bando de piadas idiotas estilo "Zorra Total" durante uma hora e meia. Pois bem, passei o ano passado inteiro esperando, e esse ano também, até que, no final desse ano surgem 4 (sim, 4) animações que colocam todas as animações do ano passado no chinelo. Já citei uma delas aqui, e irei citar mais duas a seguir. O que eu quero falar agora é de "Detona Ralph". Essa foi uma das melhores sacadas da Disney esse ano. A trama é incrivelmente bem contada e tem até mesmo alguns momentos surpreendentes. Sem falar que o filme é um homenagem aos jogos de video-game (algo que eu adoro).
7 - Skyfall
Eu confesso: nunca fui muito fã de filmes de espionagem. Dessa forma eu nunca fui muito fã de 007, mas como este filme teve um grande propaganda, eu obviamente tive que ir ver. E digo uma coisa: eu gostei, e muito. A ação do filme é incrível, os atores são incríveis, é tudo muito bom. O filme me fez me interessar mais pelo espião britânico e até procurei assistir outros filmes do personagem (talvez eu até leia um livro dele futuramente).
6 - ParaNorman
Novamente uma animação na lista e mais do que uma animação, uma homenagem aos filmes de terror, com foco nos filmes de zumbis. Mas não é isso que me chamou a atenção nesse filme. Outra vez eu digo que o que eu mais gostei foi a história. É uma trama surpreendente, assim como em "Detona Ralph", e possui até mesmo alguns momentos que fazem as lágrimas rolarem, além de uma lição de vida que muitos deveriam levar para casa. A animação em stop-motion também é incrível, misturada com um belo CGI.
5 - A Origem dos Guardiões
A última animação desta lista. Esse era um filme que eu estava esperando desde que vi o trailer. Imaginava que ia ser um filme esteticamente bonito, mas além disso o filme é lindo e utiliza a ideia de ser uma animação muito bem, com vários planos que só seriam possível com essa técnica. A história é incrível e tenho que dizer que a Dreamworks vem se superando a cada ano.
4 - Intocáveis
A grande pergunta que vem no final desse filme francês é a seguinte: como você pode se emocionar tanto e rir tanto em um mesmo filme? É algo quase impossível, não é mesmo? Não para "Intocáveis". O filme é baseado em uma belíssimo história real, e possui ótimas sacadas. É divertido, emocionante e digno de um Oscar.
3 - Moonrise Kingdom
Eu desteto usar esse adjetivo para descrever um filme, mas nesse caso vocês devem levar pelo lado bom, ok? Pois bem, o filme é fofo. Mas não é só isso, é uma belíssima história sobre o amor de duas crianças problemáticas que se encontram no meio de uma sociedade de adultos problemáticos. Ótimo atuação, tanto das crianças quanto dos adultos.
2 - Indomável Sonhadora
De todos, esse foi o filme que mais me emocionou em 2012. Uma grande mistura de fantasia com uma história que podia muito bem ser real. Uma produção muito simples, mas muito rica. O melhor exemplo que não se precisa de um elenco estrelar e um orçamento gigantesco para se fazer um bom filme.
1 - O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Aqui eu acredito que não é nenhuma surpresa, não é mesmo? Além de Batman ser meu herói favorito, eu simplesmente adorei o final que deram para o personagem esse ano. Sem contar que adorei o elenco, as cenas de ação e tudo mais. Claro, o filme é incrivelmente bem dirigido, e o diretor Christopher Nolan sabe muito bem dosar a ação com emoção durante o filme.