Bom, vou começando fazendo um crítica de um filme. Afinal, quem não gosta de falar o que gostou ou não em um filme? Mas não fiquem pensando que eu vou fazer críticas sempre, isso provavelmente só vai acontecer quando eu gostar muito de um filme, ou quando eu simplesmente detesta-lo. Levem minhas críticas como a opinião de um amigo, e não como a verdade absoluta, assim vocês poderão ter ideia se um filme é bom ou ruim.
Então vamos começar a crítica, e como primeira crítica do blog eu escolhi um filme que eu tive a oportunidade de ver no dia último de 2010, durante sua pré-estreia no cinema da minha cidade. Trata-se de "Enrolados", novo longa de animação da Disney, e traz a adaptação de um dos mais famosos contos de fada escrito pelos Irmãos Grimm: Rapunzel.
Na trama, a princesa Rapunzel é raptada de seu berço ainda bebê e forçada a viver em uma torre escondida do mundo pelo resto de sua vida. 18 anos se passam, e ela se torna uma jovem que sonha em conhecer o mundo lá fora. É nesse momento que Flynn Rider, o bandido mais procurado do reino, resolve se esconder na torre em que vive Rapunzel. Nesse momento, Rapunzel faz do bandido seu prisioneiro, e resolve usar a ajuda dele para fugir da torre. A partir dai muitas coisas acontecem com os dois.
Os diretores Nathan Greno e Byron Howard e sua equipe realmente estão de parabéns, pois, no filme, conseguem misturar um bom roteiro, com cenas de comédia e ação que vão agradar o público, além, é claro, do bom e velho romance de um conto de fadas.
Além da boa história, uma coisa que vale destacar é a evolução técnica do filme. Esse talvez seja a animação em CGI (animação em 3D) com o maior primor estético já feito até o momento. Tudo é muito bem feito: os cenários, os movimentos das roupas e a textura das mesmas, os personagens, e é claro, os cabelos. Vale destacar que a Disney, teve que criar um programa novo de computador só para fazer cada fio do cabelo de Rapunzel, pois nunca houve antes uma personagem de animação que tivesse um cabelo tão grande e que tivesse que se movimentar em várias cenas.
Outro destaque vai para os personagens: Rapunzel é a jovem protagonista feminina que deixa de ser apenas um donzela indefesa, para chegar a usar seu cabelo como "arma" para se defender; Flynn é o anti-herói com ar de comico; Pascal (o camaleão amigo de Rapunzel), traz boas risadas para o público; e é claro Maximus, o cavalo policial que adora "roubar" a cena (com certeza ele vai tirar boas risadas do público).
Mas não são só o personagens bons que fazem o filme. Um dos grandes destaques é a própria vilã: Mãe Gothel. Cruel e egoísta, ela consegue entrar no Rank das melhores vilãs de um filme animado, ao lado de Cruela Devil, Malévola e a Rainha de Branca de Neve.
As excelentes músicas de Alan Menken (que compôs as músicas de "A bela e a fera" e "Aladdin") traz ao filme aquela nostalgia dos clássicos Disney dos anos 90. Vale destacar que a música "I see the light" (em português: "Vejo em fim a Luz") está concorrendo ao Globo de Ouro de Melhor Música, ao mesmo tempo que "Enrolados" concorre em "Melhor filme de Animação".
Pra quem procura diversão (e ainda em tecnologia 3D) "Enrolados" é a melhor pedida. Estréia no Brasil: 07/01/11
Bom, antes de terminar, quero tirar um dúvida que deve ter ficado na cabeça dos leitores: Porque o filme se chama "Enrolados" e não "Rapunzel"? Bom, acontece que, até o começo de 2010, o filme ainda se chamaria "Rapunzel", mas depois, da metade do ano, o nome foi trocado para "Enrolados". Ao que parece o nome havia sido trocado para chamar maior atenção do público masculino nos E.U.A., pois, o filme "A Princesa e o Sapo", não havia conseguido boa bilheteria lá. No final de 2010, os diretores do filmes anunciaram que o nome havia sido trocado porquê no filme havia dois protagonista, Flynn e Rapunzel. Porém, em vários países, o nome "Rapunzel" foi mantido (como se poder ver no banner abaixo, feito especialmente para o natal na Alemanha) e a própria história do filme gira em torno da princesa (até colocaram o Flynn como narrador para dar maior espaço para ele). Ao que parece, a ideia de mudar o nome rendeu bons lucros, pois, nos E.U.A., o filme conseguiu passar Harry Potter. Porém ainda fica a dúvida do real motivo que levou o filme a trocar de nome.
O filme mais aguardado por Pitá em 2010!
ResponderExcluirLogo a gente precisa marcar pra irmos ver todos juntos, né? *-* to querendo assistir e ver se é tudo isso mesmo :P
Vi o trailer hoje no cinema...
ResponderExcluirfiquei curiosa pra assistir. Parece bem mais divertido que A Princesa e o Sapo *-*/