No terceiro e último filme dessa série, oito anos se passaram desde os eventos do segundo filme. O Batman desapareceu após "matar" Harvey Dent, e com isso, uma nova lei foi criada em Gotham City, a Lei Dent, e é justamente com ajuda dela que a polícia vem mantendo muitos bandidos longe das ruas, trazendo um momento de paz na cidade. Porém, os momentos de paz em Gotham estão prestes a mudar, pois um novo vilão chamado Bane possui um terrível plano que coloca em jogo toda a Gotham City. A partir daí, Bruce Wayne se vê obrigado a voltar a velha vida de combatente do crime em Gotham. Enquanto isso, no caminho do Batman para descobrir os planos de Bane está Selina Kyle, uma misteriosa ladra em busca de redenção.
O roteiro está cheio de diálogos incríveis e consegue tratar muito bem o ponto de vista de cada personagem. Há ainda incríveis cenas de ação, muito bem filmadas por Nolan, que sabe fazer as coisas no momento e na dosagem certa. O diretor sabe a hora correta em que deve fazer isso ou aquilo, em que momento os personagens devem ter um tempo para pensar em seus atos e quando devem agir.
Todo o elenco entrega atuações excelentes, porém, há duas atuações que se destacam. A primeira é Anne Hathaway com sua Selina Kyle, a Mulher-Gato. A atriz consegue trazer a personagem uma dualidade, você não sabe qual será o próximo passo dela, além de conseguir fazer incríveis acrobacias. Logo em uma de suas primeiras cenas, a atriz mostra que está no patamar da Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer, e após o final do filme, fica mais evidente que está Selina Kyle veio para ficar na mente dos fãs, conseguindo até mesmo superar sua antecessora. Outro destaque é Joseph-Gordon Levitt, que interpreta o policial Jonh Blake. O ator está em um dos seus melhores trabalhos.
Com grande habilidade, Christopher Nolan consegue, provavelmente pela primeira vez, finalizar a história de um super-herói nos cinemas. Ver o final da saga de um dos mais icônicos personagens de todos os tempos de forma tão bem feita é incrível, e traz lágrimas aos olhos. "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" já pode ser considerado o melhor filme de blockbuster do ano.