sexta-feira, 20 de maio de 2011

Diário: Palestra com o diretor Carlos Saldanha


Hoje eu vou falar sobre um das experiências mais legais das que eu já tive. É que ontem tive a oportunidade de ir à uma palestra com o diretor brasileiro Carlos Saldanha, co-diretor de "A Era do Gelo" e de "Robôs", e diretor de "A Era do Gelo" 2 e 3, e de "Rio". A palestra foi na FAAP em São Paulo, e ele estava lá para conversar mais especificamente sobre o filme "Rio".
Foi uma palestra muito divertida: ele falou de toda a sua trajetória na animação, mostrou todo o desenvolvimento do filme e tirou dúvidas da platéia. Foi realmente legal.
Eu tive a oportunidade de fazer duas perguntas para ele. Eu estava quase tremendo de nervoso nessa hora, e ainda ficava pensando: "Será que as minhas perguntas vão ser muito bobas?" (a verdade é que felizmente elas não era bobas, e houveram alguns amigos meus que gostaram das minhas perguntas).
Minhas perguntas foram algumas curiosidades minhas. O que eu perguntei primeiro foi que, pelo fato dele ter retratado a cultura brasileira e os pontos turísticos do Rio de Janeiro em várias cenas do filme, não ficou faltando nada que ele gostaria de mostra sobre o país e a cidade no filme em alguma cena. Ele respondeu que havia uma cena engraçada que ele gostaria de mostrar no filme mas que foi necessário descarta-lá: era uma cena em que o Blu, ao chegar em uma feira, ele cairia de cabeça em um fruta, e começaria a come-lá. Pelo que eu entendi, ele perceberia o ótimo sabor da fruta e começaria e comer várias outras frutas que seriam lançadas na boca dele pela Jade. Ai ele começaria a perceber que o Brasil é um lugar fantástico e diferente de tudo o que ele já tinha visto. Acontece que o sentimento que seria captado pelo Blu nessa cena era muito semelhante ao que acontece com ele na cena da dança na festa com os vários pássaros. Então a cena acabou sendo descartada (isso também mostra como o trabalho do diretor não é fácil: ele têm que decidir se a cena é realmente necessária no filme mesmo que ele seja muito engraçada).
Minha outra pergunta era sobre uma possível continuação de "Rio" (já que eu havia lido na internet que a Fox pretendia transformar o filme em uma franquia). Ele disse que no momento ele quer trabalhar em algo novo, mas pelo que eu entendi há grandes chances de uma continuação acontecer, mas não assim tão rápido.
Ele respondeu muitas outras perguntas, além de evidenciar o trabalho dos outros profissionais que trabalham no filme (já que um filme é produzido por várias pessoas).
No final da palestra ele tirou fotos e deu autógrafos. Infelizmente eu não estava com câmera na hora para conseguir tirar foto com ele (até porquê eu tinha saido correndo da faculdade só pra ir na palestra). Mas eu consegui um autógrafo muito legal, em que ele até desenhou uma ararinha, e vocês podem ver aqui em baixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário