quinta-feira, 31 de maio de 2012

Korra: a nova Avatar!

Em 2005 a Nicklodeon estreou a série "Avatar: A Lenda de Aang". Misturando fantasia com cultura asiática, a série foi aos poucos ganhando grande popularidade. Confesso que quando soube da estreia da série pela primeira vez não fiquei muito impressionado, até começar  assistir e ser fisgado para dentro desse universo fantástico. Hoje em dia "Avatar" faz parte da cultura pop. "A Lenda de Aang" teve 3 temporadas, mas fez tanto sucesso, que agora, em 2012, uma continuação foi lançada.
"The Legend of Korra" (A Lenda de Korra) estreou em abril deste ano na Nick americana, já garantindo boa audiência, e fazendo a série ser a estreia de animação do canal mais assistida em 3 anos. Como fã do universo criado em "A Lenda de Aang" resolvo aqui fazer uma análise e uma pequena sinopse dessa série.
"Korra" se passa 70 anos depois dos eventos da primeira série e mostra uma nova Avatar, Korra, uma garota da Tribo da água do Sul. Ela já sabe dobrar 3 dos 4 elementos, sendo o Ar o único elemento restante. Para aprender a dobrar o 4º elemento ela vai até Republic City, uma capital criada pelo Avatar Aang para ser o centro de paz e equilíbrio em um mundo abalado pelo guerra vista na primeira série, a fim de treinar a dobra de ar com Tenzi, o filho de Aang e Katara. Porém, ao chegar na cidade, Korra descobre que o local vive cheio de problemas: gangues de dobradores se aproveitam dos não-dobradores, e ao mesmo tempo, uma revolução que tem como objetivo extinguir a dominação dos dobradores sobre os não-dobradores está prestes a explodir. Korra então percebe que é seu dever como Avatar trazer paz entre os não-dobradores e os dobradores.
Ao contrário da primeira série, "Korra" se passa um mundo quase moderno. Quem viu "A Lenda de Aang" lembra que máquinas como dirigíveis e outras já eram misturadas juntas de um clima de "Japão Feudal" que o desenho trazia. O que se vê aqui é um mundo bem moderno, uma espécie de cruzamento entre o tal "Japão Feudal" e uma "Europa dos Anos 20". Mesmo assim, a série consegue manter o mesmo charme da primeira.
"A Lenda de Aang" tratava de assuntos sérios como morte e superação da perda. Bom, "Korra" não fica para atrás, trazendo temas como opressão, superação dos medos, etc. A série ainda tem sua dose de ação e aventura, que é isso que importa, e é isso que chama muito a atenção. E claro romance, mas bem tênue, assim como era a primeira série. Para unir tudo isso, a série ainda tem uma boa narrativa, que consegue aproveitar cada personagem, fazendo cada um evoluir ao seu modo, e trazendo emoção e aventura nos momentos certos.
Outro destaque vai para a trilha sonora. Desde "A Lenda de Aang" a trilha sonora se mostrava impecável, e em "Korra" as coisas não poderiam ser diferentes.
Antes de mais nada, quero deixar claro que acredito que a Nick ter lançado uma continuação para uma de suas séries de maior sucesso provavelmente deve ter um fundo em que busca maior audiência e lucros em cima do universo de "Avatar". Mesmo assim, o canal conseguiu esperar o momento certo e lançar uma continuação somente quando uma ideia realmente boa e madura viesse.
Para finalizar, "The Legend of Korra" se mostra uma série tão boa quanto a original, e espero que as coisas continuem assim até o final.

sábado, 19 de maio de 2012

Super-heróis no cinema: O que vêm por ai?






















"Os Vingadores" continua sua jornada de sucesso nos cinemas. O filme já é a 6ª maior bilheteria da história, isso por enquanto. Com esse clima cheio de super-heróis, tem muita gente que fica  pensando qual será o futuro dos heróis em geral no cinema.
Bom, vamos primeiro falar dos filmes que estão por vir esse ano. Por coincidência (nem tanto) os próximos filmes de super-heróis irão chegar aos cinemas em julho. O mês é estratégico: é o período de férias de muita gente, além de ser parte o verão norte-americano. E o próximo filme de herói que poderemos conferir é justamente o reboot do Homem-Aranha: "O Espetacular Homem-Aranha". O filme do herói da Marvel será lançado pela Sony Pictures, que detém os direitos de adaptação dos quadrinhos do aracnídeo para a telona. É justamente esse um dos motivos da Marvel não poder inserir um dos seus heróis mais populares no filme dos Vingadores, pois a empresa vendeu os direitos há alguns anos para a Sony, e só agora a Marvel como estúdio começou a produzir seus próprios filmes. E esse não é o único herói na mão de outra produtora, mas vou comentar sobre os outros mais adiante. Aliás, é bom deixar claro que o contrato da Sony com a Marvel um dia irá acabar e então os direitos de adaptação cinematográfica do herói voltarão para a Marvel. Por isso mesmo a Sony está correndo para fazer uma nova adaptação da história do aracnídeo, que já tem até continuação confirmada: "O Espetacular Homem-Aranha 2" vai chegar aos cinemas em 2014.
Logo após, o herói que irá chegar as telonas é da DC, e não tem superpoderes. O Batman volta as telonas para fechar uma trilogia idealizada pelo Christopher Nolan, diretor dos dois primeiros filmes e desse terceiro também. Em "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" o Batman irá se confrontar com o vilão Bane, além de encontrar a Mulher-Gato. Porém, apesar desse filme fechar uma trilogia, se engana quem pensa que está poderá ser a última vez que veremos o homem-morcego no cinema. Segundo boatos, após o esse último filme, a Warner pretende fazer um reboot da franquia Batman (isso tá da moda agora), com elenco e diretor totalmente novos, de modo a não deixar o herói esquecido na mente das pessoas.
Mas Batman e Homem-Aranha são os heróis que veremos ainda esse ano. Para 2013 e os anos que se seguirão ainda vai ter muito super-herói salvando o mundo. A Marvel continua com a sua produção de filmes e pretende lançar ainda em 2013 "O Homem de Ferro 3" e "Thor 2". Para 2014 teremos "Capitão América 2". Além desses filmes, a Marvel/Disney pretende começar ainda esse ano a produção do filme do "Homem-Formiga". Ainda ocorre boatos de que um filme do "Doutor Estranho" (outro herói da Marvel) também deverá estar em produção e que o segundo filme de "Os Vingadores" chegará em 2015.
Ano que vêm a Warner/DC ainda lança o reinício da franquia do Superman intitulado "Superman: O Homem de Aço". Ainda há boatos de a DC pretende produzir um filme do "Flash" mas nada confirmado. Além disso, acredita-se que, apesar do fracasso nas bilheterias, a empresa ainda estaria interessa em produzir uma continuação para o filme do "Lanterna Verde". Agora será que depois do sucesso da reunião de super-heróis em "Os Vingadores", a DC não estaria interessada em produzir um filme da "Liga da Justiça"?
No começo do ano que vêm a Fox, que possui os direitos de adaptação dos X-Men, pretende iniciar as filmagens da continuação de "X-Men: Primeira Classe". Tais filmagens foram adiantadas para que a atriz Jennifer Lawrence, que interpreta a Mística, possa participar do filme, já que a moça anda com a agenda cheia pelo fato de que ela ainda irá gravar as continuações de "Jogos Vorazes", franquia na qual ela interpreta a protagonista. A Fox ainda lança no ano que vêm o filme "O Wolverine", uma espécie de continuação de "X-Men Origins: Wolverine", mas o que parece mesmo é que a Fox quer que as pessoas esqueçam o primeiro filme, focando esse segundo como uma espécie de reinício sem necessariamente ficar recontando as origens do herói. Tal fato se dá pelo fato do primeiro filme do herói canadense ter causado controvérsia: alguns adoraram, outros odiaram (eu faço parte do grupo que não gostou do filme). A Fox ainda pretender reiniciar as franquias de "O Quarteto Fantástico" e "Demolidor", claro, antes que o contrato com a Marvel acabe (como é o caso da Sony).
Bom, é basicamente isso que veremos daqui pra frente relacionado a super-heróis. Dá pra ver que o mundo vai ficar um bom tempo em perigo. Agora é esperar para ver o que vai sair de bom relacionado a este fenômeno dos super-heróis.

sábado, 12 de maio de 2012

Na trilha dos Contos de Fadas

Os Contos de Fada voltaram com tudo na cultura de massa. Eles estão no cinema, video-games, quadrinhos, em todos os lugares. E agora estão na TV.
Atualmente os canais ABC dos Estados Unidos e a Sony do Brasil exibem a série "Once Upon a Time", que dispensa comentários sobre o título. Tal série vem adaptando as clássicas histórias com um enredo envolvente e bem bolado.
A história começa mostrando Emma, uma mulher de 28 anos que certo dia recebe uma inesperada visita: a de seu filho Henry, de 10 anos, o qual ela deixou para a adoção. Henry conta a Emma uma história bem interessante: ele diz viver em uma cidade na qual todos os personagens de contos de fadas foram aprisionados por causa de uma maldição lançada pela Rainha Má da Branca de Neve. Henry ainda diz que Emma é a única que pode salvar os contos de fadas e quebra a tal maldição. No início Emma não acredita na história de Henry, e decidi leva-lo de volta para a cidade de onde ele veio. Mal sabe ela que o que Henry disse é verdade e que a mão adotiva do garota é nada menos que a própria Rainha Má, que virou a prefeita da cidade na qual os personagens dos contos moram. A chegada de Emma na cidade desencadeia uma série de fatos estranhos, causados pelo enfraquecimento da tal maldição. E é claro que no meio de toda essa história ela se depara com vários personagens dos contos de fada, dando destaque para Branca de Neve, o Príncipe Encantado e o enigmático Rumpelstiltskin.
Bom o grande mérito da série esta no fato de ela pegar os elementos mais sombrios dos contos de fada, tratando-os de forma inteligente e incorporando-os ao romance e aventura presentes nos contos. É uma boa dica para aqueles que gostam de série de TV e fantasia.

O filme do momento: Os Vingadores

Bom, acredito que todo mundo se não viu, já ouviu falar do novo filme da Marvel: "Os Vingadores", por isso vou dispensar as apresentações. O filme, que praticamente estava sendo preparado desde 2008, vem quebrando recordes de bilheteria mundo a fora e ninguém mais para de falar dele. A Disney/Marvel já oficializou a produção de uma continuação, mas ainda não há data de estreia definida.  Provavelmente o filme virá depois de "Homem de Ferro 3", "Thor 2" e "Capitão América 2".
O ponto mais interessante do filme é fato dele inserir no cinema a narrativa que se encontra nas HQs, no qual uma história interage com a outra de maneira de maneira indireta. Dessa forma, você pode assistir ao filme dos Vingadores sem ter visto Thor, por exemplo, mas se assistir ao filme do herói asgardiano seu entendimento sobre a história que reúne seis super-heróis da Marvel vai ser diferente daquela dos que não viu. E isso praticamente vale pra todos os filmes lançados pelo Marvel Studios até aqui.
Além disso, o filme, claro, esbanja no quesito explosões e cenas de ação desenfreada, principalmente no final. Até porquê, é isso que o público quer não é mesmo? Mesmo que você não veja esse tipo de coisa com tanta frequência nas HQs, no cinema, os filmes de super-heróis obrigatoriamente tem que ter muita ação e explosões.
O elenco está ótimo, e o filme está cheio de referências às histórias do "Universo Marvel". Realmente, um dos melhores filmes de super-heróis dos últimos anos e um dos mais divertidos desse ano. E que venha "Os Vingadores 2". E pra encerrar esse post: "Avengers, Assemble!"

P.S.: Para aqueles que gostam das histórias da Marvel e de animação, vale dar a dica da série animada "Os Vingadores: Os Super-heróis mais poderosos da Terra", exibida durante às manhãs no Disney XD.

Renovação: Blog 2.0

Voltei! Eu sei, eu sumi por um bom tempo (aproximadamente 4 meses não é mesmo), mas acontece que eu ando muito ocupado com trabalho da faculdade. Porém, eu pretendo voltar a postar no blog, com bem menos frequência que antes, mas ainda assim pelo menos o blog não vai ficar sem atualizações. Também quero dar uma inovado aqui no blog, algumas coisas vão mudar, não sei dizer o que exatamente, mas as coisas vão mudar. A primeira mudança que eu fiz foi no plano de fundo do blog: agora eu pretendo atualizar o plano de fundo a cada 1 ou 2 meses mais ou menos com a imagem de algum filme que irá estrear ou já estreou. E claro, o plano de fundo desse mês é do filme "sensação do momento" do qual eu irei falar mais tarde. Bom, sejam novamente bem-vindos à nova versão do blog.