Em 2005 a Nicklodeon estreou a série "Avatar: A Lenda de Aang". Misturando fantasia com cultura asiática, a série foi aos poucos ganhando grande popularidade. Confesso que quando soube da estreia da série pela primeira vez não fiquei muito impressionado, até começar assistir e ser fisgado para dentro desse universo fantástico. Hoje em dia "Avatar" faz parte da cultura pop. "A Lenda de Aang" teve 3 temporadas, mas fez tanto sucesso, que agora, em 2012, uma continuação foi lançada.
"The Legend of Korra" (A Lenda de Korra) estreou em abril deste ano na Nick americana, já garantindo boa audiência, e fazendo a série ser a estreia de animação do canal mais assistida em 3 anos. Como fã do universo criado em "A Lenda de Aang" resolvo aqui fazer uma análise e uma pequena sinopse dessa série.
"Korra" se passa 70 anos depois dos eventos da primeira série e mostra uma nova Avatar, Korra, uma garota da Tribo da água do Sul. Ela já sabe dobrar 3 dos 4 elementos, sendo o Ar o único elemento restante. Para aprender a dobrar o 4º elemento ela vai até Republic City, uma capital criada pelo Avatar Aang para ser o centro de paz e equilíbrio em um mundo abalado pelo guerra vista na primeira série, a fim de treinar a dobra de ar com Tenzi, o filho de Aang e Katara. Porém, ao chegar na cidade, Korra descobre que o local vive cheio de problemas: gangues de dobradores se aproveitam dos não-dobradores, e ao mesmo tempo, uma revolução que tem como objetivo extinguir a dominação dos dobradores sobre os não-dobradores está prestes a explodir. Korra então percebe que é seu dever como Avatar trazer paz entre os não-dobradores e os dobradores.
Ao contrário da primeira série, "Korra" se passa um mundo quase moderno. Quem viu "A Lenda de Aang" lembra que máquinas como dirigíveis e outras já eram misturadas juntas de um clima de "Japão Feudal" que o desenho trazia. O que se vê aqui é um mundo bem moderno, uma espécie de cruzamento entre o tal "Japão Feudal" e uma "Europa dos Anos 20". Mesmo assim, a série consegue manter o mesmo charme da primeira.
"A Lenda de Aang" tratava de assuntos sérios como morte e superação da perda. Bom, "Korra" não fica para atrás, trazendo temas como opressão, superação dos medos, etc. A série ainda tem sua dose de ação e aventura, que é isso que importa, e é isso que chama muito a atenção. E claro romance, mas bem tênue, assim como era a primeira série. Para unir tudo isso, a série ainda tem uma boa narrativa, que consegue aproveitar cada personagem, fazendo cada um evoluir ao seu modo, e trazendo emoção e aventura nos momentos certos.
Outro destaque vai para a trilha sonora. Desde "A Lenda de Aang" a trilha sonora se mostrava impecável, e em "Korra" as coisas não poderiam ser diferentes.
Antes de mais nada, quero deixar claro que acredito que a Nick ter lançado uma continuação para uma de suas séries de maior sucesso provavelmente deve ter um fundo em que busca maior audiência e lucros em cima do universo de "Avatar". Mesmo assim, o canal conseguiu esperar o momento certo e lançar uma continuação somente quando uma ideia realmente boa e madura viesse.
Para finalizar, "The Legend of Korra" se mostra uma série tão boa quanto a original, e espero que as coisas continuem assim até o final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário