Ressuscitando o blog. Eu sei, fiquei um bom tempo fora, mas hoje eu queria voltar e escrever novamente aqui no blog para fazer uma das coisas que eu mais gosto: listas. E hoje eu faço uma lista com os filmes que eu mais gostei de 2012 (aquele que eu consegui ver). É uma lista bem pessoal, eu sei, e também não é exatamente uma lista com os melhore filmes do ano (embora para mim seja).
Antes de fazer a lista eu quero dizer que fiquei muito feliz com o ano de 2012. Houveram muitos filmes realmente bons da metade do ano para cá, bem melhores do que os do ano passado (na verdade, vendo a lista que eu fiz ano passado, sinto até vergonha de alguns filmes). Sim, digo da metade do ano porquê, no início do ano, tirando os filmes de 2011 e que só chegaram no Brasil no começo desse ano, muitos filmes ruins chegaram à telona. Felizmente o ano foi passando e muitas boas produções foram surgindo. Tantas que quando elaborei essa lista tive que deixar de fora bons filmes como "Deus da Carnificina", "Frankeweenie", "O Segredo da Cabana", "O Hobbit" e "Argo". Pois bem, vamos deixar de falatório e vamos para a minha lista de favoritos, mas antes uma observação: eu gostei muito de "Os Vingadores", mas sinceramente, a euforia passou, e depois que você analisa bem, é apenas um bom filme, sem nada demais além do fato de colocar vários super-heróis num mesmo filme. Um bom filme que para mim já deu o tinha que dar. Desculpe a sinceridade para que gostou e achou que foi o melhor filme do ano.
10 - O Impossível
Sabe aquelas emocionantes histórias reais que se passam durante uma grande tragédia. Pois bem, o filme é sobre isso, mas é incrível. O filme, que segue uma família que passava férias da Tailândia quando um tsunami atacou o leste de Ásia em 2004, consegue emocionar qualquer um, ao mesmo tempo que mostra uma terrível realidade. O elenco também é incrível (tanto os atores mais velhos, como o ator mais novo). Um filme que vale muito a pena ver.
9 - Jogos Vorazes
Obviamente um dos motivos que me fez gostar tanto desse filme foi o livro, que é realmente muito bom. Mas não podemos deixar de lado o fato de "Jogos Vorazes" ser um excelente filme, com um ótimo roteiro, uma boa atriz e boas sacadas na parte da direção. O filme ainda se torna uma bela crítica aos reality shows e aos governos ditatoriais. Além disso Katniss deverá se tornar em breve um das mais aclamadas heroínas dos tempos atuais.
8 - Detona Ralph
Tenho que dizer uma coisa: ano passado me senti decepcionado com as animações. Algumas foram legais, mas nenhuma foi incrivelmente criativa ou teve uma grande sacada. E nenhuma me fez sentir como eu me senti vendo animações como "Como Treinar o Seu Dragão" ou "Up - Altas Aventuras". Na verdade acho que o gênero animação é um dos quais eu sou mais crítico, e por isso fico irritaado quando uma pessoa me indica uma animação apenas dizendo que é "fofinha" ou "engraçada". Pô, eu quero história, e não um bando de piadas idiotas estilo "Zorra Total" durante uma hora e meia. Pois bem, passei o ano passado inteiro esperando, e esse ano também, até que, no final desse ano surgem 4 (sim, 4) animações que colocam todas as animações do ano passado no chinelo. Já citei uma delas aqui, e irei citar mais duas a seguir. O que eu quero falar agora é de "Detona Ralph". Essa foi uma das melhores sacadas da Disney esse ano. A trama é incrivelmente bem contada e tem até mesmo alguns momentos surpreendentes. Sem falar que o filme é um homenagem aos jogos de video-game (algo que eu adoro).
7 - Skyfall
Eu confesso: nunca fui muito fã de filmes de espionagem. Dessa forma eu nunca fui muito fã de 007, mas como este filme teve um grande propaganda, eu obviamente tive que ir ver. E digo uma coisa: eu gostei, e muito. A ação do filme é incrível, os atores são incríveis, é tudo muito bom. O filme me fez me interessar mais pelo espião britânico e até procurei assistir outros filmes do personagem (talvez eu até leia um livro dele futuramente).
6 - ParaNorman
Novamente uma animação na lista e mais do que uma animação, uma homenagem aos filmes de terror, com foco nos filmes de zumbis. Mas não é isso que me chamou a atenção nesse filme. Outra vez eu digo que o que eu mais gostei foi a história. É uma trama surpreendente, assim como em "Detona Ralph", e possui até mesmo alguns momentos que fazem as lágrimas rolarem, além de uma lição de vida que muitos deveriam levar para casa. A animação em stop-motion também é incrível, misturada com um belo CGI.
5 - A Origem dos Guardiões
A última animação desta lista. Esse era um filme que eu estava esperando desde que vi o trailer. Imaginava que ia ser um filme esteticamente bonito, mas além disso o filme é lindo e utiliza a ideia de ser uma animação muito bem, com vários planos que só seriam possível com essa técnica. A história é incrível e tenho que dizer que a Dreamworks vem se superando a cada ano.
4 - Intocáveis
A grande pergunta que vem no final desse filme francês é a seguinte: como você pode se emocionar tanto e rir tanto em um mesmo filme? É algo quase impossível, não é mesmo? Não para "Intocáveis". O filme é baseado em uma belíssimo história real, e possui ótimas sacadas. É divertido, emocionante e digno de um Oscar.
3 - Moonrise Kingdom
Eu desteto usar esse adjetivo para descrever um filme, mas nesse caso vocês devem levar pelo lado bom, ok? Pois bem, o filme é fofo. Mas não é só isso, é uma belíssima história sobre o amor de duas crianças problemáticas que se encontram no meio de uma sociedade de adultos problemáticos. Ótimo atuação, tanto das crianças quanto dos adultos.
2 - Indomável Sonhadora
De todos, esse foi o filme que mais me emocionou em 2012. Uma grande mistura de fantasia com uma história que podia muito bem ser real. Uma produção muito simples, mas muito rica. O melhor exemplo que não se precisa de um elenco estrelar e um orçamento gigantesco para se fazer um bom filme.
1 - O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Aqui eu acredito que não é nenhuma surpresa, não é mesmo? Além de Batman ser meu herói favorito, eu simplesmente adorei o final que deram para o personagem esse ano. Sem contar que adorei o elenco, as cenas de ação e tudo mais. Claro, o filme é incrivelmente bem dirigido, e o diretor Christopher Nolan sabe muito bem dosar a ação com emoção durante o filme.
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
domingo, 29 de julho de 2012
O Cavaleiro das Trevas Ressurge
No terceiro e último filme dessa série, oito anos se passaram desde os eventos do segundo filme. O Batman desapareceu após "matar" Harvey Dent, e com isso, uma nova lei foi criada em Gotham City, a Lei Dent, e é justamente com ajuda dela que a polícia vem mantendo muitos bandidos longe das ruas, trazendo um momento de paz na cidade. Porém, os momentos de paz em Gotham estão prestes a mudar, pois um novo vilão chamado Bane possui um terrível plano que coloca em jogo toda a Gotham City. A partir daí, Bruce Wayne se vê obrigado a voltar a velha vida de combatente do crime em Gotham. Enquanto isso, no caminho do Batman para descobrir os planos de Bane está Selina Kyle, uma misteriosa ladra em busca de redenção.
O roteiro está cheio de diálogos incríveis e consegue tratar muito bem o ponto de vista de cada personagem. Há ainda incríveis cenas de ação, muito bem filmadas por Nolan, que sabe fazer as coisas no momento e na dosagem certa. O diretor sabe a hora correta em que deve fazer isso ou aquilo, em que momento os personagens devem ter um tempo para pensar em seus atos e quando devem agir.
Todo o elenco entrega atuações excelentes, porém, há duas atuações que se destacam. A primeira é Anne Hathaway com sua Selina Kyle, a Mulher-Gato. A atriz consegue trazer a personagem uma dualidade, você não sabe qual será o próximo passo dela, além de conseguir fazer incríveis acrobacias. Logo em uma de suas primeiras cenas, a atriz mostra que está no patamar da Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer, e após o final do filme, fica mais evidente que está Selina Kyle veio para ficar na mente dos fãs, conseguindo até mesmo superar sua antecessora. Outro destaque é Joseph-Gordon Levitt, que interpreta o policial Jonh Blake. O ator está em um dos seus melhores trabalhos.
Com grande habilidade, Christopher Nolan consegue, provavelmente pela primeira vez, finalizar a história de um super-herói nos cinemas. Ver o final da saga de um dos mais icônicos personagens de todos os tempos de forma tão bem feita é incrível, e traz lágrimas aos olhos. "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" já pode ser considerado o melhor filme de blockbuster do ano.
terça-feira, 24 de julho de 2012
Notícias dos últimos dias
As minhas férias estão acabando, eu sinceramente queria ter postado muito mais coisas aqui no blog, mas acontece que nas férias você fica com tanta vontade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, que esquece outras. Mas bem, hoje trago algumas das notícias mais interessantes do que ocorreu nas últimas semanas. Como muitos sabem, ocorreu a Comic-Con à poucos dias, e de lá muitas novidades vieram. Aqui trago algumas das coisas mais interessantes não só desse evento, mas de todo um geral:
DC Comics no cinema
Enquanto ocorria a Comic-Con, a Warner/DC exibiu o primeiro teaser de seu próximo filme após o terceiro Batman de Nolan: Superman - O Homem de Aço (Man of Steel) de Zack Snyder. Nesse link vocês podem conferir o teaser: http://www.imdb.com/video/imdb/vi2240324889/.
Fora da Comic-Con, a Variety revelou quais os próximos filmes planejados pela DC. Segundo a Variety a Warner/DC estaria planejando um filme da Liga da Justiça para 2015 (lembram que eu disse que a DC não iria querer ficar para atrás após o sucesso dos Vingadores?). Além de unir seus principais heróis, também se estaria escrevendo os roteiros dos filmes solos da Mulher Maravilha e do Flash, ainda sem data de lançamento.
Agora, começando com especulações, acredito que a DC talvez utilize os filmes de Flash e da Mulher Maravilha como os primeiros filmes de seus heróis a dar sinal do surgimento do super-grupo no cinema.
Diretor da Pixar/Disney confirma a pré-produção de "Procurando Nemo 2"
O diretor Andrew Stanton, de "Procurando Nemo" e "Wall-e" confirmou que está trabalhando em uma continuação da um dos maiores suscessos da Pixar: Procurando Nemo. Ainda não há nada confirmado quanto o lançamento, mas esperasse que o filme chegue nos cinemas em 2016.
Marvel nos cinemas
Durante a Comic-Con, a Marvel apresentou seus próximos filmes para o cinema. Após o sucesso de os Vingadores, a saga da Marvel Comics no cinema continuará com "Homem de Ferro 3" e "Thor - The Dark World" em 2013. Em 2014 será a vez da continuação do filme do Capitão América, intitulada de "Captain America - The Winter Soldier" seguida pela filme da outra super-equipe da Marvel, os Guardiões da Galáxia em "Guardians of the Galaxy". Dessa forma talvez teremos "Os Vingadores" em 2015 (como eu já havia informado aqui). Acima vocês podem ver uma arte conceitual de "Guardians of the Galaxy".
DC Comics no cinema
Enquanto ocorria a Comic-Con, a Warner/DC exibiu o primeiro teaser de seu próximo filme após o terceiro Batman de Nolan: Superman - O Homem de Aço (Man of Steel) de Zack Snyder. Nesse link vocês podem conferir o teaser: http://www.imdb.com/video/imdb/vi2240324889/.
Fora da Comic-Con, a Variety revelou quais os próximos filmes planejados pela DC. Segundo a Variety a Warner/DC estaria planejando um filme da Liga da Justiça para 2015 (lembram que eu disse que a DC não iria querer ficar para atrás após o sucesso dos Vingadores?). Além de unir seus principais heróis, também se estaria escrevendo os roteiros dos filmes solos da Mulher Maravilha e do Flash, ainda sem data de lançamento.
Agora, começando com especulações, acredito que a DC talvez utilize os filmes de Flash e da Mulher Maravilha como os primeiros filmes de seus heróis a dar sinal do surgimento do super-grupo no cinema.
Diretor da Pixar/Disney confirma a pré-produção de "Procurando Nemo 2"
O diretor Andrew Stanton, de "Procurando Nemo" e "Wall-e" confirmou que está trabalhando em uma continuação da um dos maiores suscessos da Pixar: Procurando Nemo. Ainda não há nada confirmado quanto o lançamento, mas esperasse que o filme chegue nos cinemas em 2016.
Marvel nos cinemas
Durante a Comic-Con, a Marvel apresentou seus próximos filmes para o cinema. Após o sucesso de os Vingadores, a saga da Marvel Comics no cinema continuará com "Homem de Ferro 3" e "Thor - The Dark World" em 2013. Em 2014 será a vez da continuação do filme do Capitão América, intitulada de "Captain America - The Winter Soldier" seguida pela filme da outra super-equipe da Marvel, os Guardiões da Galáxia em "Guardians of the Galaxy". Dessa forma talvez teremos "Os Vingadores" em 2015 (como eu já havia informado aqui). Acima vocês podem ver uma arte conceitual de "Guardians of the Galaxy".
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Merida, a princesa da Pixar
A Pixar sempre foi um estúdio conhecido por seus personagens divertidos e populares e por produzir filmes originais. Porém, há dois anos o estúdio tem lançado somente continuações de algumas de suas mais famosas franquias. Além disso, a Pixar nunca teve uma personagem feminina protagonizando uma de suas animações. Isso acaba de mudar com "Valente", filme que será lançado nos cinemas brasileiros na sexta-feira e que mostra Merida, uma princesa rebelde como personagem principal.
"Valente" se passa há muito tempo atrás na Escócia (marcando também o primeiro filme de época do estúdio), em uma época cheia de magia. Merida é uma habilidosa arqueira, porém também é uma princesa, e com isso deve seguir as regras impostas pelos costumes e pela sua mãe, a rainha Elinor. Porém, chega o dia em que Merida deve se casar com um dos três filhos dos lordes do reino. Abominando a ideia de um casamento forçado, Merida vai contra todas as tradições, colocando todo o seu reino e a vida de sua mãe em perigo.
Como já é de conhecimento de muitos, as animações da Pixar tem um visual impecável, e "Valente" não é diferente, com destaque para o cabelo da protagonista e para os cenários, que estão cada vez mais realistas.
O roteiro, apesar de ter uma premissa já conhecida da filha que busca sua independência, faz um retrato realista e emocionante da relação mãe e filha, sendo esse o maior trunfo da história do filme. É difícil não se tocar, e até mesmo se identificar em alguns momentos, com a história de Merida e sua mãe Elinor. Porém, também sobra espaço para comédia e risadas, que ficam por conta dos três irmãos de Merida, do rei Fergus e dos três lordes líderes de clãs na história de "Valente".
A trilha sonora também algo muito bem adotado do filme, que ainda contém belíssimas músicas cantadas que refletem os desejos e os pensamentos da protagonista.
A Pixar consegue desse modo, trazer para os cinemas um dos filmes mais emocionantes do ano, com o jeito único que o estúdio tem de contar história divertidas que também são belas e sinceras.
"Valente" se passa há muito tempo atrás na Escócia (marcando também o primeiro filme de época do estúdio), em uma época cheia de magia. Merida é uma habilidosa arqueira, porém também é uma princesa, e com isso deve seguir as regras impostas pelos costumes e pela sua mãe, a rainha Elinor. Porém, chega o dia em que Merida deve se casar com um dos três filhos dos lordes do reino. Abominando a ideia de um casamento forçado, Merida vai contra todas as tradições, colocando todo o seu reino e a vida de sua mãe em perigo.
Como já é de conhecimento de muitos, as animações da Pixar tem um visual impecável, e "Valente" não é diferente, com destaque para o cabelo da protagonista e para os cenários, que estão cada vez mais realistas.
O roteiro, apesar de ter uma premissa já conhecida da filha que busca sua independência, faz um retrato realista e emocionante da relação mãe e filha, sendo esse o maior trunfo da história do filme. É difícil não se tocar, e até mesmo se identificar em alguns momentos, com a história de Merida e sua mãe Elinor. Porém, também sobra espaço para comédia e risadas, que ficam por conta dos três irmãos de Merida, do rei Fergus e dos três lordes líderes de clãs na história de "Valente".
A trilha sonora também algo muito bem adotado do filme, que ainda contém belíssimas músicas cantadas que refletem os desejos e os pensamentos da protagonista.
A Pixar consegue desse modo, trazer para os cinemas um dos filmes mais emocionantes do ano, com o jeito único que o estúdio tem de contar história divertidas que também são belas e sinceras.
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Notícias dos últimos dias: Batman, Jogos Vorazes 2, Frozen e Oz
Como vocês sabem, gosto de postar notícias interessantes sobre o mundo do cinema aqui no blog. Geralmente posto elas separadas, mas hoje resolvi fazer diferente e juntar todas em um só post. Dessa forma, aqui vai alguma das notícias relacionadas ao mundo do cinema mais interessantes que eu vi nos últimos dias:
Duração de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" e poster do IMAX
Recentemente foi divulgado um belo poster para IMAX de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (The Dark Knight Rises) que vocês podem ver acima. Além disso, foi confirmado o tempo de duração do filme: 164 minutos. O final da trilogia do Cavaleiro das Trevas dirigida por Christopher Nolan, chega aos no dia 27 deste mês. Agora é esperar por aquele que deve ser um dos melhores filmes do ano.
Jena Malone é contrata para integrar o elenco de "Em Chamas"
A atriz Jena Malone (Sucker Punch, Orgulho e Preconceito) foi contrata para interpretar a personagem Johanna Mason em "Jogos Vorazes - Em Chamas" (The Hunger Games: Catching Fire). A personagem é uma ex-campeã dos jogos, vinda do Distrito 7 e na história se alia à Katniss e Peeta, embora mantenha uma relação de rivalidade com Katniss. A continuação de "Jogos Vorazes" deverá chegar aos cinemas norte-americanos em novembro de 2013. Mais informações sobre o elenco e a produção devem chegar em breve.
Informações e logo de "Frozen", da Disney
Há alguns dias a Disney divulgou algumas informações e o logo de seu próximo filme de animação. "Frozen" é o nome da adaptação da Disney para o conto de fadas "A Rainha da Neve", escrito por Hans Christian Andersen (que também é o autor de A Pequena Sereia). As protagonistas, Anna e a Rainha da Neve, serão dubladas respectivamente por Kristen Bell (da série Veronica Mars e a voz da Gossip Girl) e por Idina Menzel (Rent, Glee, e Encantada). Ambas as atrizes já participaram de musicais da Broadway, e Idina Menzel é vencedora de um Tony Award por "Wicked". A animação será o segundo conto de fadas da Disney em computação gráfica e terá músicas escritas Robert Lopez e Kristen Anderson-Lopez. A estreia nos cinemas dos E.U.A. está marcada para novembro de 2013, assim como aconteceu com "Enrolados", e como acontecerá com "Detona Ralph". Ainda não há data de estreia marcada no Brasil, se seguir o exemplo das últimas animações em CGI da Disney que estrearam na América do Norte em novembro, o filme só deve chegar aqui no começo de janeiro de 2014.
Teaser poster brasileiro de "Oz: Mágico e Poderoso"
A Disney divulgou um teaser poster "Oz: Mágico e Poderoso" (Oz: The Great and Powerful) seu prelúdio para a história de "O Mágico de Oz", mais conhecida pelo filme de 1939 produzido pela MGM. O longa tem grandes nomes no elenco: o indicado ao Oscar, James Franco (172 horas) fara o protagonista da história, um mágico de circo que acaba sendo levado ao mundo de Oz; a vencedora do Oscar de Melhor Atriz, Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel, será a bruxa Evanora; Michelle Williams (Sete Dias com Marilyn e Namorados para sempre), indicada três vezes ao Oscar, será a bruxa Glinda; Mila Kunis (Cisne Negro), indicada ao Globo de Ouro, será a bruxa Theodora. O filme é dirigido por Sam Raimi, conhecido pela trilogia "Homem-Aranha" e pelo filme "The Evil Dead", um clássico do horror. A data de estreia é dia 8 de março de 2013, seguindo a linha da estreia de "Alice no País das Maravilhas" de Tim Burton, que estreou em março nos E.U.A. e em abril no Brasil.
Duração de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" e poster do IMAX
Recentemente foi divulgado um belo poster para IMAX de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (The Dark Knight Rises) que vocês podem ver acima. Além disso, foi confirmado o tempo de duração do filme: 164 minutos. O final da trilogia do Cavaleiro das Trevas dirigida por Christopher Nolan, chega aos no dia 27 deste mês. Agora é esperar por aquele que deve ser um dos melhores filmes do ano.
Jena Malone é contrata para integrar o elenco de "Em Chamas"
Informações e logo de "Frozen", da Disney
Teaser poster brasileiro de "Oz: Mágico e Poderoso"
A Disney divulgou um teaser poster "Oz: Mágico e Poderoso" (Oz: The Great and Powerful) seu prelúdio para a história de "O Mágico de Oz", mais conhecida pelo filme de 1939 produzido pela MGM. O longa tem grandes nomes no elenco: o indicado ao Oscar, James Franco (172 horas) fara o protagonista da história, um mágico de circo que acaba sendo levado ao mundo de Oz; a vencedora do Oscar de Melhor Atriz, Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel, será a bruxa Evanora; Michelle Williams (Sete Dias com Marilyn e Namorados para sempre), indicada três vezes ao Oscar, será a bruxa Glinda; Mila Kunis (Cisne Negro), indicada ao Globo de Ouro, será a bruxa Theodora. O filme é dirigido por Sam Raimi, conhecido pela trilogia "Homem-Aranha" e pelo filme "The Evil Dead", um clássico do horror. A data de estreia é dia 8 de março de 2013, seguindo a linha da estreia de "Alice no País das Maravilhas" de Tim Burton, que estreou em março nos E.U.A. e em abril no Brasil.
quinta-feira, 5 de julho de 2012
A Era do Gelo e a Deriva Continental
Desde do lançamento do primeiro "A Era do Gelo" dez anos atrás, as histórias envolvendo o trio Manny, Sid e Diego, junto do esquilo Scrat, tem sido o carro chefe do Blue Sky Studios. Apesar de já ter se passado uma década desde o lançamento do filme original, os parece que os personagens ainda vão ter muitas aventuras para estrelar.
Em "A Era do Gelo 4" os três amigos são separados de sua "manada" (formada pelos três personagens, mais a esposa e a filha de Manny) após Scrat cair no centro da Terra e provocar a separação dos continentes. Presos em um bloco de gelo, eles vão tentar voltar para casa, porém um grupo de piratas, liderados pelo malvado Capitão Entranha, ficará no caminho dos três.
No novo filme o tema principal da história é a família. Temos os problemas familiares de Manny com sua filha adolescente, Sid que é abandonado junto da avó pela família biológica e Diego, que parece tentar fazer com que Shira, o interesse amoroso do personagem, se junte a ele na família estranha formada pelo tigre e os dois amigos.
A quantidade de personagens cresceu consideravelmente. Dessa forma, o tempo do filme parece ficar curto para desenvolver tantos personagens e tantos problemas. As coisas acabam ficando forçadas e alguns personagens acabam mal aproveitados
O destaque vai mesmo para a avó de Sid. A personagem tem as melhores piadas do filme e é a mais bem resolvida na história. Scrat como sempre continua engraçadíssimo, com o seu jeito azarado e divertido de sempre.
Embora "A Era do Gelo 4" não seja um filme ruim, ele é o mais fraco da série, demonstrando que a história dos três amigos já deveria ter terminado há algum tempo
terça-feira, 26 de junho de 2012
Crítica: O Espetacular Homem-Aranha
Apenas cinco anos se passaram desde "O Homem-Aranha 3", porém um dos heróis mais famosos e queridos da Marvel volta esse ano às telonas em um reboot, que vai recontar a história do aracnídeo, adicionar novos personagens e explorar outros menos utilizados nos filmes anteriores. E parece que esse retorno da franquia já tem tudo para dar certo.
A história todos nós conhecemos: Peter Parker é um jovem estudante que é picado por uma aranha geneticamente modificada e com isso ganha superpoderes, como escalar paredes, força sobre-humana e reflexões super-rápidos.
O que diferencia esse filme da primeira aventura do aracnídeo nos cinemas é que a história da mais espaço para um desenvolvimento das relações dos personagens, colocando até mesmo a ação em segundo lugar. E acreditem: isso deu muito certo. Os personagens não ficam perdidos, e quando chegam os momentos de aventura, nada parece forçado. Deve-se dar destaque também a direção de Marc Webb, que consegue equilibrar muito bem o filme.
O elenco do filme está incrível. Embora os filmes anteriores tivessem atores ótimos e não desapontasse, o desse filme está superior e Andrew Garfield incorpora o personagem de uma maneira esplendida.
Outro ponto positivo e interessante nesse filme é a protagonista feminina. A personagem Gwen Stacy, interpretada por Emma Stone, não é apenas o "par romântico do herói". Ela é ativa e essencial para a trama como um todo, e não somente para o desenvolvimento emocional do protagonista.
Talvez uma das poucas coisas que incomode no filme seja o vilão. Infelizmente o Lagarto, fazendo uma comparação com os vilões anteriores do herói, não tem o mesmo carisma que o Duende Verde ou o Doutor Octopus, mas ainda é superior aos vilões do terceiro longa-metragem. Infelizmente, a trilha sonora também não é superior aos filmes anteriores, que possuía uma característica até mais épica, porém ela da conta do recado nos momentos certos.
Finalizando, "O Espetacular Homem-Aranha" consegue ser um bom filme do super-herói, e embora tenha seus defeitos, consegue ser melhor que os seus antecessores, inovando em alguns aspectos. E só uma observação final para aqueles que vão assistir ao filme: não saiam da sala após o início dos créditos finais, pois o filme tem cenas pós-créditos.
Primeira exibição de "O Espetacular Homem-Aranha" no Brasil e bate-papo com os protagonistas
Essa semana tivemos a primeira exibição do filme "O Espetacular Homem-Aranha" no Brasil, com presença da impressa e dos fãs, e ao final, um bate-papo via vídeo-conferência com os protagonistas do filme, Andrew Garfield e Emma Stone, e adivinhem quem estava por lá? Sim, eu como fã do aracnídeo fui conferir o filme. E não contestem minha fanzisse: eu li as HQs, vi todos os filmes até agora, vi a maioria das séries de TV (com exceção daquelas da década de 80 e a série nova chamada "Ultimate Spider-Man") e joguei alguns jogos de video-game (não dá para jogar todos quando você teve apenas 2 consoles na sua vida inteira). Bom, vamos parar de conversa e falar logo sobre como foi o evento, pois a crítica do filme eu vou trazer mais tarde.
Para começo de conversa temos a fila: várias pessoas ficaram por horas esperando abrir a sessão do filme, que foi em apenas uma sala e teve entrada limitada. Mas no final deu tudo certo, então vamos pular essa parte.
Primeiro tivemos o filme e depois a vídeo-conferência com os dois atores, que estavam em Nova York, e é dessa vídeo-conferência que eu quero falar agora. Demorou uns 30 minutos entre o filme e a vídeo-conferência, mas valeu apena. Quando anunciaram "Com vocês Andrew Garfield e Emma Stone" os fãs ficaram malucos e começaram a gritar (inclusive eu, que estava segurando um cartaz "Emma I s2 You", porque não tem graça ir a um evento desses sem passar um pouco de vergonha né?).
Os dois atores foram muito receptivos, divertidos (principalmente Andrew) e no início tentaram até falar em português com um "Boa Noite São Paulo". Não me lembro de todas as perguntas que fizeram, mas aqui vou tentar escrever sobre algumas que me recordo. Uma pergunta que Andrew respondeu foi relacionada ao fato de que, alguns atores que interpretam super-heróis se tornaram ícones e serem lembrados durante anos pelo seu papel, como aconteceu com Christopher Reeve em "Superman", e então se queria saber de Andrew, se ele pretende ser lembrado durante anos como o ator que fez o Homem-Aranha. Andrew disse que não tinha essa pretensão e que para ele, quem será sempre o Homem-Aranha nos cinemas é Tobey Maguire (ele já havia falado antes que gostava os filmes da trilogia anterior, do Sam Raimi e da atuação do Tobey).
Outra pergunta que me lembro, essa para os dois atores, foi qual super-herói eles queriam ser quando crianças. Andrew rapidamente disse que era o Homem-Aranha, já Emma pensou e disse que não exatamente queria ser um herói ou heroína, mas que ela gostava do personagem da personagem Lydia, do filme "Beetleejuice" de Tim Burton.
Eles reponderam mais algumas perguntas, mas não dá para lembrar de tudo.O evento foi muito divertido e bem organizado. Em breve trarei a crítica do filme aqui, e algumas fotos do evento também, porém o vídeo do bate-papo com os dois atores só será liberado na internet semana que vêm, porém colocarei ele neste mesmo post, por isso fiquem ligados. E por fim não se esqueçam: "O Espetacular Homem-Aranha" estreia no Brasil no dia 06 de julho.
Atualizado com foto da vídeo-conferência em que Andrew e Emma fazem sinal de coraçãozinho para os fãs e para a impressa:
Para começo de conversa temos a fila: várias pessoas ficaram por horas esperando abrir a sessão do filme, que foi em apenas uma sala e teve entrada limitada. Mas no final deu tudo certo, então vamos pular essa parte.
Primeiro tivemos o filme e depois a vídeo-conferência com os dois atores, que estavam em Nova York, e é dessa vídeo-conferência que eu quero falar agora. Demorou uns 30 minutos entre o filme e a vídeo-conferência, mas valeu apena. Quando anunciaram "Com vocês Andrew Garfield e Emma Stone" os fãs ficaram malucos e começaram a gritar (inclusive eu, que estava segurando um cartaz "Emma I s2 You", porque não tem graça ir a um evento desses sem passar um pouco de vergonha né?).
Os dois atores foram muito receptivos, divertidos (principalmente Andrew) e no início tentaram até falar em português com um "Boa Noite São Paulo". Não me lembro de todas as perguntas que fizeram, mas aqui vou tentar escrever sobre algumas que me recordo. Uma pergunta que Andrew respondeu foi relacionada ao fato de que, alguns atores que interpretam super-heróis se tornaram ícones e serem lembrados durante anos pelo seu papel, como aconteceu com Christopher Reeve em "Superman", e então se queria saber de Andrew, se ele pretende ser lembrado durante anos como o ator que fez o Homem-Aranha. Andrew disse que não tinha essa pretensão e que para ele, quem será sempre o Homem-Aranha nos cinemas é Tobey Maguire (ele já havia falado antes que gostava os filmes da trilogia anterior, do Sam Raimi e da atuação do Tobey).
Outra pergunta que me lembro, essa para os dois atores, foi qual super-herói eles queriam ser quando crianças. Andrew rapidamente disse que era o Homem-Aranha, já Emma pensou e disse que não exatamente queria ser um herói ou heroína, mas que ela gostava do personagem da personagem Lydia, do filme "Beetleejuice" de Tim Burton.
Eles reponderam mais algumas perguntas, mas não dá para lembrar de tudo.O evento foi muito divertido e bem organizado. Em breve trarei a crítica do filme aqui, e algumas fotos do evento também, porém o vídeo do bate-papo com os dois atores só será liberado na internet semana que vêm, porém colocarei ele neste mesmo post, por isso fiquem ligados. E por fim não se esqueçam: "O Espetacular Homem-Aranha" estreia no Brasil no dia 06 de julho.
Atualizado com foto da vídeo-conferência em que Andrew e Emma fazem sinal de coraçãozinho para os fãs e para a impressa:
sábado, 16 de junho de 2012
As Apostas nas Animações de 2012
Na última semana houve a estreia de "Madagascar 3: Os Procurados". Embora eu já tenha conferido o filme, não me senti inspirado em escrever sobre ele aqui no blog. O que me interessa mesmo em relação à esse filme é que, ao meu ver, ele dá partida para a temporada de animações no cinema em 2012. É claro que já tivemos algumas animações exibidas na telona esse ano, como por exemplo "O Lorax", mas o que acontece é que, a partir de agora até dezembro, a movimentação em relação a estreia de animações no cinema vai ser um pouco maior. Desse modo, gostaria de reservar esse post para que eu possa indicar aquelas que são as minhas principais apostas em relação a esse tipo de produção.
O primeiro filme de animação do qual eu vou falar é justamente aquele da imagem que abre este post. "Valente" é o nome do novo filme da Pixar, e vai apresentar a primeira protagonista feminina do estúdio. Além disso, pelos trailers dá pra perceber que "Valente" vai trazer belos cenários e músicas para as telas do cinema. "Valente" ainda vai ser o primeiro filme original produzido pela Pixar desde "Up - Altas Aventuras", afinal, nos últimos dois anos a Pixar, que é justamente conhecida pelas suas animações originais, apenas produziu continuações. Além disso, o último filme da Pixar, "Carros 2", sofreu duras críticas, e é trato como o único filme regular no grupo de animações excelentes da Pixar (o porquê disto eu não entendo, pois o primeiro "Carros" já era ruim, então obviamente "Carros 2" não é o único filme "regular" do estúdio). Dessa forma, "Valente" tem a missão de trazer à Pixar a boa imagem que a empresa sempre teve (e ainda tem, porque dois filmes medianos não são nada quando comparados às outras produções do estúdio). "Valente" chega em julho no Brasil, embora já tenha estreia agendada nos E.U.A. para a próxima semana.
Logo após "Valente", darei um salto até novembro para tratar daquela que deve ser a grande aposta da Dreamworks para este ano: "A Origem dos Guardiões". O filme vai mostra a união do Papai Noel, da Fada do Dente, do Coelhinho da Páscoa, do Sandman (ou João Pestana) e Jack Frost em uma equipe de guardiões, que tem como missão proteger as crianças do mundo todo. Eles irão enfrentar nada menos que o Bicho Papão, que planeja colocar todo o planeta em trevas. Baseado no livro "The Guardians of Childhood", somente as imagens apresentadas no trailer e nos posteres de divulgação já valem um ingresso no cinema por causa da linda estética dos cenários e personagens apresentada. Dêem uma olhada em seis posteres de personagens aqui em baixo (clique em cima para ver melhor). A versão original do filme ainda vai apresentar um elenco estrelar dublando os personagens principais: Alec Baldwin, Chris Pine, Hugh Jackman, Isla Fisher e Jude Law. Pois é, dá para ver que vai valer a pena o filme.
O último filme do qual eu vou tratar é da Disney Animation. É "Detona Ralph", animação que vai se passar no universo dos video-games e na última semana teve seu trailer e imagens promocionais divulgados na internet. Tal trailer foi muito comentado na web justamente por exibir cenas em que famosos personagens dos video-games interagiam entre si. Entre os personagens que estarão presente no filme, pudemos ver Bowser da série "Mario Bros.", Robotnik de "Sonic", Clyde de "PacMan", Kano de "Mortal Kombat" e Zangief, M. Bison e Chun-Li de "Street Fighter". Mas tais personagens serão apenas coadjuvantes, e serão referências muito bem-vindas do universo dos video-games dentro do filme. A história da animação vai mostra um vilão dos jogos de fliperama que resolve se tornar um herói. Para alcançar seu objetivo, ele entrar em diferentes jogos de video-game e vencê-los para mostrar assim o seu valor. O ponto mais legal dessa animação com certeza estará na direção de arte, que irá mudar em cada jogo visitado pelo protagonista. Aqui em baixo vocês podem ver alguns posteres do filme. "Detona Ralph" chega nos cinemas dos E.U.A. em novembro, mas no Brasil só vamos conferir a animação em janeiro de 2013.
Bom, basicamente essas são minhas apostas para a animação esse ano. Muitos outros filmes vão ser lançados, alguns mais interessantes (como "Frankenwennie" do Tim Burton) e outros menos (como "A Era do Gelo 4", que eu estava até interessado no começo desse ano, mas já é o quarto filme, e de alguma forma isso tem me deixado menos empolgado), porém o único jeito de sabermos se estes filmes serão bons,será apenas conferindo-os no cinema.
O primeiro filme de animação do qual eu vou falar é justamente aquele da imagem que abre este post. "Valente" é o nome do novo filme da Pixar, e vai apresentar a primeira protagonista feminina do estúdio. Além disso, pelos trailers dá pra perceber que "Valente" vai trazer belos cenários e músicas para as telas do cinema. "Valente" ainda vai ser o primeiro filme original produzido pela Pixar desde "Up - Altas Aventuras", afinal, nos últimos dois anos a Pixar, que é justamente conhecida pelas suas animações originais, apenas produziu continuações. Além disso, o último filme da Pixar, "Carros 2", sofreu duras críticas, e é trato como o único filme regular no grupo de animações excelentes da Pixar (o porquê disto eu não entendo, pois o primeiro "Carros" já era ruim, então obviamente "Carros 2" não é o único filme "regular" do estúdio). Dessa forma, "Valente" tem a missão de trazer à Pixar a boa imagem que a empresa sempre teve (e ainda tem, porque dois filmes medianos não são nada quando comparados às outras produções do estúdio). "Valente" chega em julho no Brasil, embora já tenha estreia agendada nos E.U.A. para a próxima semana.
Logo após "Valente", darei um salto até novembro para tratar daquela que deve ser a grande aposta da Dreamworks para este ano: "A Origem dos Guardiões". O filme vai mostra a união do Papai Noel, da Fada do Dente, do Coelhinho da Páscoa, do Sandman (ou João Pestana) e Jack Frost em uma equipe de guardiões, que tem como missão proteger as crianças do mundo todo. Eles irão enfrentar nada menos que o Bicho Papão, que planeja colocar todo o planeta em trevas. Baseado no livro "The Guardians of Childhood", somente as imagens apresentadas no trailer e nos posteres de divulgação já valem um ingresso no cinema por causa da linda estética dos cenários e personagens apresentada. Dêem uma olhada em seis posteres de personagens aqui em baixo (clique em cima para ver melhor). A versão original do filme ainda vai apresentar um elenco estrelar dublando os personagens principais: Alec Baldwin, Chris Pine, Hugh Jackman, Isla Fisher e Jude Law. Pois é, dá para ver que vai valer a pena o filme.
O último filme do qual eu vou tratar é da Disney Animation. É "Detona Ralph", animação que vai se passar no universo dos video-games e na última semana teve seu trailer e imagens promocionais divulgados na internet. Tal trailer foi muito comentado na web justamente por exibir cenas em que famosos personagens dos video-games interagiam entre si. Entre os personagens que estarão presente no filme, pudemos ver Bowser da série "Mario Bros.", Robotnik de "Sonic", Clyde de "PacMan", Kano de "Mortal Kombat" e Zangief, M. Bison e Chun-Li de "Street Fighter". Mas tais personagens serão apenas coadjuvantes, e serão referências muito bem-vindas do universo dos video-games dentro do filme. A história da animação vai mostra um vilão dos jogos de fliperama que resolve se tornar um herói. Para alcançar seu objetivo, ele entrar em diferentes jogos de video-game e vencê-los para mostrar assim o seu valor. O ponto mais legal dessa animação com certeza estará na direção de arte, que irá mudar em cada jogo visitado pelo protagonista. Aqui em baixo vocês podem ver alguns posteres do filme. "Detona Ralph" chega nos cinemas dos E.U.A. em novembro, mas no Brasil só vamos conferir a animação em janeiro de 2013.
Bom, basicamente essas são minhas apostas para a animação esse ano. Muitos outros filmes vão ser lançados, alguns mais interessantes (como "Frankenwennie" do Tim Burton) e outros menos (como "A Era do Gelo 4", que eu estava até interessado no começo desse ano, mas já é o quarto filme, e de alguma forma isso tem me deixado menos empolgado), porém o único jeito de sabermos se estes filmes serão bons,será apenas conferindo-os no cinema.
As Origens da Humanidade
Qual a origem da humanidade? É essa "simples" questão que o filme "Prometheus", que acaba de chegar aos cinemas, tenta responder.
Dirigido por Ridley Scott, o filme foi tratado inicialmente como um prelúdio de "Alien" (também dirigido por Scott), o que explica várias referências ao filme das criaturas alienígenas. Porém a narrativa de "Prometheus" toma outro rumo, inserindo novos elementos nesse universo de ficção científica. Também vale notar que a história do filme possui grande semelhança com a trama do livro "Nas Montanhas da Loucura", de H.P. Lovecraft.
Em "Prometheus", um grupo de cientistas viaja até uma longínqua parte do universo em busca daquelas que podem ser as respostas para descoberta da origem da humanidade. Porém, o que eles encontram junto dessas respostas pode não ser muito agradável.
Com belíssimos efeitos especiais, o 3D é infelizmente um acessório dispensável para o filme. Vale ressaltar também que algumas das melhores cenas podem são sangrentas e desagradáveis para os mais sensíveis.
Não há muito o que falar de um elenco que reúne Noomi Rapace, Michael Fassbender e Charlize Theron em um filme só: é certeza de ótimas atuações.
Por fim, "Prometheus" reúne o melhor do terror e da ficção científica em um filme só, como há tempos não se via.
Dirigido por Ridley Scott, o filme foi tratado inicialmente como um prelúdio de "Alien" (também dirigido por Scott), o que explica várias referências ao filme das criaturas alienígenas. Porém a narrativa de "Prometheus" toma outro rumo, inserindo novos elementos nesse universo de ficção científica. Também vale notar que a história do filme possui grande semelhança com a trama do livro "Nas Montanhas da Loucura", de H.P. Lovecraft.
Em "Prometheus", um grupo de cientistas viaja até uma longínqua parte do universo em busca daquelas que podem ser as respostas para descoberta da origem da humanidade. Porém, o que eles encontram junto dessas respostas pode não ser muito agradável.
Com belíssimos efeitos especiais, o 3D é infelizmente um acessório dispensável para o filme. Vale ressaltar também que algumas das melhores cenas podem são sangrentas e desagradáveis para os mais sensíveis.
Não há muito o que falar de um elenco que reúne Noomi Rapace, Michael Fassbender e Charlize Theron em um filme só: é certeza de ótimas atuações.
Por fim, "Prometheus" reúne o melhor do terror e da ficção científica em um filme só, como há tempos não se via.
domingo, 3 de junho de 2012
A Princesa, a Rainha Má e o Caçador
O popular conto de fadas, "Branca de Neve" parece estar em alta. No início do ano a Relativity Media lançou nos cinemas "Espelho, Espelho Meu", uma comédia baseada na história da
moça branca como a neve. Agora é a vez da Universal lançar a sua versão da história. Para isso, a história da princesa que morde a maçã envenenada foi transformada em um épico de aventura.
"Branca de Neve e o Caçador" chegou aos cinemas esse fim de semana dando um tom mais adulto a história, procurando agradar uma boa parcela desse público que gosta de aventura e fantasia. Estrelado por Kristen Stewart, Charlize Theron e Chris Hemsworth, o longa mostra como a rainha Ravenna, a madrasta da princesa, conquistou e tirou toda a vida do reina da garota. A princesa por sua vez passa vida inteira presa pela madrasta, até que certo dia consegue escapar. Temendo que a princesa possa ser uma mulher mais bela que ela, a rainha manda um caçador ir a atrás da garota. Mas quando o caçador descobre que o plano da rainha é matar Branca de Neve, ele resolve ajudar a garota.
O filme consegue ter dois grande trunfos: o primeiro está na história. A trama é envolvente e bem bolada, consegue trazer os principais elementos do clássico conto para um universo épico e cheio de aventuras.
O segundo ponto a favor do filme é uma de suas atrizes principais. Charlize Theron está magnífica no papel da vilã que quer o coração da jovem princesa. Incrivelmente má, quando ela está em cena, toda atenção vai para sua personagem.
Falando em atuação a Kristen Stewart não está tão mal. Ainda falta muito para ela ser tão boa quanto Theron, mas pelo menos ela não estraga o filme, que é tão focado na Branca de Neve quanto é focado na rainha. Quanto ao caçador e o resto do elenco, bom eles ficaram sendo meros coadjuvantes mesmo e não chamam tanto a atenção.
Mas, assim como o ponto fraco de Branca de Neve é a maçã envenenada, "Branca de Neve e o Caçador" não deixa ter sua fraqueza. E ela está justamente no fato do filme ser muito épico! Todas as cenas de ação parece que são filmadas para serem grandiosas, cheias de corte rápidos. Dessa forma, aqueles cenas que deveriam ser realmente grandiosas acabam sendo desvalorizar. Talvez um pouco mais de calma e humildade fosse melhor para o filme. Na verdade algumas de suas melhores cenas até bem simples (desconsiderando os efeitos especiais das mesmas).
É bom também deixar claro o quanto a parte técnica do filme está excelente. Os efeitos visuais são ótimo e os cenários são deslumbrantes. Mais um ponto positivo para o filme.
Desse modo, "Branca de Neve e o Caçador" consegue ser um bom filme, e se comparações podem ser feitas, ele consegue ser bem melhor que seu concorrente "Espelho, Espelho Meu". Mas se tratando das atuais releituras de contos de fadas nos cinemas, a "Alice no País das Maravilhas" de 2010 ainda é a melhor. Mesmo assim não deixe de conferir "Branca de Neve e o Caçador".
"Branca de Neve e o Caçador" chegou aos cinemas esse fim de semana dando um tom mais adulto a história, procurando agradar uma boa parcela desse público que gosta de aventura e fantasia. Estrelado por Kristen Stewart, Charlize Theron e Chris Hemsworth, o longa mostra como a rainha Ravenna, a madrasta da princesa, conquistou e tirou toda a vida do reina da garota. A princesa por sua vez passa vida inteira presa pela madrasta, até que certo dia consegue escapar. Temendo que a princesa possa ser uma mulher mais bela que ela, a rainha manda um caçador ir a atrás da garota. Mas quando o caçador descobre que o plano da rainha é matar Branca de Neve, ele resolve ajudar a garota.
O filme consegue ter dois grande trunfos: o primeiro está na história. A trama é envolvente e bem bolada, consegue trazer os principais elementos do clássico conto para um universo épico e cheio de aventuras.
O segundo ponto a favor do filme é uma de suas atrizes principais. Charlize Theron está magnífica no papel da vilã que quer o coração da jovem princesa. Incrivelmente má, quando ela está em cena, toda atenção vai para sua personagem.
Falando em atuação a Kristen Stewart não está tão mal. Ainda falta muito para ela ser tão boa quanto Theron, mas pelo menos ela não estraga o filme, que é tão focado na Branca de Neve quanto é focado na rainha. Quanto ao caçador e o resto do elenco, bom eles ficaram sendo meros coadjuvantes mesmo e não chamam tanto a atenção.
Mas, assim como o ponto fraco de Branca de Neve é a maçã envenenada, "Branca de Neve e o Caçador" não deixa ter sua fraqueza. E ela está justamente no fato do filme ser muito épico! Todas as cenas de ação parece que são filmadas para serem grandiosas, cheias de corte rápidos. Dessa forma, aqueles cenas que deveriam ser realmente grandiosas acabam sendo desvalorizar. Talvez um pouco mais de calma e humildade fosse melhor para o filme. Na verdade algumas de suas melhores cenas até bem simples (desconsiderando os efeitos especiais das mesmas).
É bom também deixar claro o quanto a parte técnica do filme está excelente. Os efeitos visuais são ótimo e os cenários são deslumbrantes. Mais um ponto positivo para o filme.
Desse modo, "Branca de Neve e o Caçador" consegue ser um bom filme, e se comparações podem ser feitas, ele consegue ser bem melhor que seu concorrente "Espelho, Espelho Meu". Mas se tratando das atuais releituras de contos de fadas nos cinemas, a "Alice no País das Maravilhas" de 2010 ainda é a melhor. Mesmo assim não deixe de conferir "Branca de Neve e o Caçador".
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Korra: a nova Avatar!
Em 2005 a Nicklodeon estreou a série "Avatar: A Lenda de Aang". Misturando fantasia com cultura asiática, a série foi aos poucos ganhando grande popularidade. Confesso que quando soube da estreia da série pela primeira vez não fiquei muito impressionado, até começar assistir e ser fisgado para dentro desse universo fantástico. Hoje em dia "Avatar" faz parte da cultura pop. "A Lenda de Aang" teve 3 temporadas, mas fez tanto sucesso, que agora, em 2012, uma continuação foi lançada.
"The Legend of Korra" (A Lenda de Korra) estreou em abril deste ano na Nick americana, já garantindo boa audiência, e fazendo a série ser a estreia de animação do canal mais assistida em 3 anos. Como fã do universo criado em "A Lenda de Aang" resolvo aqui fazer uma análise e uma pequena sinopse dessa série.
"Korra" se passa 70 anos depois dos eventos da primeira série e mostra uma nova Avatar, Korra, uma garota da Tribo da água do Sul. Ela já sabe dobrar 3 dos 4 elementos, sendo o Ar o único elemento restante. Para aprender a dobrar o 4º elemento ela vai até Republic City, uma capital criada pelo Avatar Aang para ser o centro de paz e equilíbrio em um mundo abalado pelo guerra vista na primeira série, a fim de treinar a dobra de ar com Tenzi, o filho de Aang e Katara. Porém, ao chegar na cidade, Korra descobre que o local vive cheio de problemas: gangues de dobradores se aproveitam dos não-dobradores, e ao mesmo tempo, uma revolução que tem como objetivo extinguir a dominação dos dobradores sobre os não-dobradores está prestes a explodir. Korra então percebe que é seu dever como Avatar trazer paz entre os não-dobradores e os dobradores.
Ao contrário da primeira série, "Korra" se passa um mundo quase moderno. Quem viu "A Lenda de Aang" lembra que máquinas como dirigíveis e outras já eram misturadas juntas de um clima de "Japão Feudal" que o desenho trazia. O que se vê aqui é um mundo bem moderno, uma espécie de cruzamento entre o tal "Japão Feudal" e uma "Europa dos Anos 20". Mesmo assim, a série consegue manter o mesmo charme da primeira.
"A Lenda de Aang" tratava de assuntos sérios como morte e superação da perda. Bom, "Korra" não fica para atrás, trazendo temas como opressão, superação dos medos, etc. A série ainda tem sua dose de ação e aventura, que é isso que importa, e é isso que chama muito a atenção. E claro romance, mas bem tênue, assim como era a primeira série. Para unir tudo isso, a série ainda tem uma boa narrativa, que consegue aproveitar cada personagem, fazendo cada um evoluir ao seu modo, e trazendo emoção e aventura nos momentos certos.
Outro destaque vai para a trilha sonora. Desde "A Lenda de Aang" a trilha sonora se mostrava impecável, e em "Korra" as coisas não poderiam ser diferentes.
Antes de mais nada, quero deixar claro que acredito que a Nick ter lançado uma continuação para uma de suas séries de maior sucesso provavelmente deve ter um fundo em que busca maior audiência e lucros em cima do universo de "Avatar". Mesmo assim, o canal conseguiu esperar o momento certo e lançar uma continuação somente quando uma ideia realmente boa e madura viesse.
Para finalizar, "The Legend of Korra" se mostra uma série tão boa quanto a original, e espero que as coisas continuem assim até o final.
"The Legend of Korra" (A Lenda de Korra) estreou em abril deste ano na Nick americana, já garantindo boa audiência, e fazendo a série ser a estreia de animação do canal mais assistida em 3 anos. Como fã do universo criado em "A Lenda de Aang" resolvo aqui fazer uma análise e uma pequena sinopse dessa série.
"Korra" se passa 70 anos depois dos eventos da primeira série e mostra uma nova Avatar, Korra, uma garota da Tribo da água do Sul. Ela já sabe dobrar 3 dos 4 elementos, sendo o Ar o único elemento restante. Para aprender a dobrar o 4º elemento ela vai até Republic City, uma capital criada pelo Avatar Aang para ser o centro de paz e equilíbrio em um mundo abalado pelo guerra vista na primeira série, a fim de treinar a dobra de ar com Tenzi, o filho de Aang e Katara. Porém, ao chegar na cidade, Korra descobre que o local vive cheio de problemas: gangues de dobradores se aproveitam dos não-dobradores, e ao mesmo tempo, uma revolução que tem como objetivo extinguir a dominação dos dobradores sobre os não-dobradores está prestes a explodir. Korra então percebe que é seu dever como Avatar trazer paz entre os não-dobradores e os dobradores.
Ao contrário da primeira série, "Korra" se passa um mundo quase moderno. Quem viu "A Lenda de Aang" lembra que máquinas como dirigíveis e outras já eram misturadas juntas de um clima de "Japão Feudal" que o desenho trazia. O que se vê aqui é um mundo bem moderno, uma espécie de cruzamento entre o tal "Japão Feudal" e uma "Europa dos Anos 20". Mesmo assim, a série consegue manter o mesmo charme da primeira.
"A Lenda de Aang" tratava de assuntos sérios como morte e superação da perda. Bom, "Korra" não fica para atrás, trazendo temas como opressão, superação dos medos, etc. A série ainda tem sua dose de ação e aventura, que é isso que importa, e é isso que chama muito a atenção. E claro romance, mas bem tênue, assim como era a primeira série. Para unir tudo isso, a série ainda tem uma boa narrativa, que consegue aproveitar cada personagem, fazendo cada um evoluir ao seu modo, e trazendo emoção e aventura nos momentos certos.
Outro destaque vai para a trilha sonora. Desde "A Lenda de Aang" a trilha sonora se mostrava impecável, e em "Korra" as coisas não poderiam ser diferentes.
Antes de mais nada, quero deixar claro que acredito que a Nick ter lançado uma continuação para uma de suas séries de maior sucesso provavelmente deve ter um fundo em que busca maior audiência e lucros em cima do universo de "Avatar". Mesmo assim, o canal conseguiu esperar o momento certo e lançar uma continuação somente quando uma ideia realmente boa e madura viesse.
Para finalizar, "The Legend of Korra" se mostra uma série tão boa quanto a original, e espero que as coisas continuem assim até o final.
sábado, 19 de maio de 2012
Super-heróis no cinema: O que vêm por ai?
"Os Vingadores" continua sua jornada de sucesso nos cinemas. O filme já é a 6ª maior bilheteria da história, isso por enquanto. Com esse clima cheio de super-heróis, tem muita gente que fica pensando qual será o futuro dos heróis em geral no cinema.
Bom, vamos primeiro falar dos filmes que estão por vir esse ano. Por coincidência (nem tanto) os próximos filmes de super-heróis irão chegar aos cinemas em julho. O mês é estratégico: é o período de férias de muita gente, além de ser parte o verão norte-americano. E o próximo filme de herói que poderemos conferir é justamente o reboot do Homem-Aranha: "O Espetacular Homem-Aranha". O filme do herói da Marvel será lançado pela Sony Pictures, que detém os direitos de adaptação dos quadrinhos do aracnídeo para a telona. É justamente esse um dos motivos da Marvel não poder inserir um dos seus heróis mais populares no filme dos Vingadores, pois a empresa vendeu os direitos há alguns anos para a Sony, e só agora a Marvel como estúdio começou a produzir seus próprios filmes. E esse não é o único herói na mão de outra produtora, mas vou comentar sobre os outros mais adiante. Aliás, é bom deixar claro que o contrato da Sony com a Marvel um dia irá acabar e então os direitos de adaptação cinematográfica do herói voltarão para a Marvel. Por isso mesmo a Sony está correndo para fazer uma nova adaptação da história do aracnídeo, que já tem até continuação confirmada: "O Espetacular Homem-Aranha 2" vai chegar aos cinemas em 2014.
Logo após, o herói que irá chegar as telonas é da DC, e não tem superpoderes. O Batman volta as telonas para fechar uma trilogia idealizada pelo Christopher Nolan, diretor dos dois primeiros filmes e desse terceiro também. Em "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" o Batman irá se confrontar com o vilão Bane, além de encontrar a Mulher-Gato. Porém, apesar desse filme fechar uma trilogia, se engana quem pensa que está poderá ser a última vez que veremos o homem-morcego no cinema. Segundo boatos, após o esse último filme, a Warner pretende fazer um reboot da franquia Batman (isso tá da moda agora), com elenco e diretor totalmente novos, de modo a não deixar o herói esquecido na mente das pessoas.
Mas Batman e Homem-Aranha são os heróis que veremos ainda esse ano. Para 2013 e os anos que se seguirão ainda vai ter muito super-herói salvando o mundo. A Marvel continua com a sua produção de filmes e pretende lançar ainda em 2013 "O Homem de Ferro 3" e "Thor 2". Para 2014 teremos "Capitão América 2". Além desses filmes, a Marvel/Disney pretende começar ainda esse ano a produção do filme do "Homem-Formiga". Ainda ocorre boatos de que um filme do "Doutor Estranho" (outro herói da Marvel) também deverá estar em produção e que o segundo filme de "Os Vingadores" chegará em 2015.
Ano que vêm a Warner/DC ainda lança o reinício da franquia do Superman intitulado "Superman: O Homem de Aço". Ainda há boatos de a DC pretende produzir um filme do "Flash" mas nada confirmado. Além disso, acredita-se que, apesar do fracasso nas bilheterias, a empresa ainda estaria interessa em produzir uma continuação para o filme do "Lanterna Verde". Agora será que depois do sucesso da reunião de super-heróis em "Os Vingadores", a DC não estaria interessada em produzir um filme da "Liga da Justiça"?
No começo do ano que vêm a Fox, que possui os direitos de adaptação dos X-Men, pretende iniciar as filmagens da continuação de "X-Men: Primeira Classe". Tais filmagens foram adiantadas para que a atriz Jennifer Lawrence, que interpreta a Mística, possa participar do filme, já que a moça anda com a agenda cheia pelo fato de que ela ainda irá gravar as continuações de "Jogos Vorazes", franquia na qual ela interpreta a protagonista. A Fox ainda lança no ano que vêm o filme "O Wolverine", uma espécie de continuação de "X-Men Origins: Wolverine", mas o que parece mesmo é que a Fox quer que as pessoas esqueçam o primeiro filme, focando esse segundo como uma espécie de reinício sem necessariamente ficar recontando as origens do herói. Tal fato se dá pelo fato do primeiro filme do herói canadense ter causado controvérsia: alguns adoraram, outros odiaram (eu faço parte do grupo que não gostou do filme). A Fox ainda pretender reiniciar as franquias de "O Quarteto Fantástico" e "Demolidor", claro, antes que o contrato com a Marvel acabe (como é o caso da Sony).
Bom, é basicamente isso que veremos daqui pra frente relacionado a super-heróis. Dá pra ver que o mundo vai ficar um bom tempo em perigo. Agora é esperar para ver o que vai sair de bom relacionado a este fenômeno dos super-heróis.
sábado, 12 de maio de 2012
Na trilha dos Contos de Fadas
Os Contos de Fada voltaram com tudo na cultura de massa. Eles estão no cinema, video-games, quadrinhos, em todos os lugares. E agora estão na TV.
Atualmente os canais ABC dos Estados Unidos e a Sony do Brasil exibem a série "Once Upon a Time", que dispensa comentários sobre o título. Tal série vem adaptando as clássicas histórias com um enredo envolvente e bem bolado.
A história começa mostrando Emma, uma mulher de 28 anos que certo dia recebe uma inesperada visita: a de seu filho Henry, de 10 anos, o qual ela deixou para a adoção. Henry conta a Emma uma história bem interessante: ele diz viver em uma cidade na qual todos os personagens de contos de fadas foram aprisionados por causa de uma maldição lançada pela Rainha Má da Branca de Neve. Henry ainda diz que Emma é a única que pode salvar os contos de fadas e quebra a tal maldição. No início Emma não acredita na história de Henry, e decidi leva-lo de volta para a cidade de onde ele veio. Mal sabe ela que o que Henry disse é verdade e que a mão adotiva do garota é nada menos que a própria Rainha Má, que virou a prefeita da cidade na qual os personagens dos contos moram. A chegada de Emma na cidade desencadeia uma série de fatos estranhos, causados pelo enfraquecimento da tal maldição. E é claro que no meio de toda essa história ela se depara com vários personagens dos contos de fada, dando destaque para Branca de Neve, o Príncipe Encantado e o enigmático Rumpelstiltskin.
Bom o grande mérito da série esta no fato de ela pegar os elementos mais sombrios dos contos de fada, tratando-os de forma inteligente e incorporando-os ao romance e aventura presentes nos contos. É uma boa dica para aqueles que gostam de série de TV e fantasia.
Atualmente os canais ABC dos Estados Unidos e a Sony do Brasil exibem a série "Once Upon a Time", que dispensa comentários sobre o título. Tal série vem adaptando as clássicas histórias com um enredo envolvente e bem bolado.
A história começa mostrando Emma, uma mulher de 28 anos que certo dia recebe uma inesperada visita: a de seu filho Henry, de 10 anos, o qual ela deixou para a adoção. Henry conta a Emma uma história bem interessante: ele diz viver em uma cidade na qual todos os personagens de contos de fadas foram aprisionados por causa de uma maldição lançada pela Rainha Má da Branca de Neve. Henry ainda diz que Emma é a única que pode salvar os contos de fadas e quebra a tal maldição. No início Emma não acredita na história de Henry, e decidi leva-lo de volta para a cidade de onde ele veio. Mal sabe ela que o que Henry disse é verdade e que a mão adotiva do garota é nada menos que a própria Rainha Má, que virou a prefeita da cidade na qual os personagens dos contos moram. A chegada de Emma na cidade desencadeia uma série de fatos estranhos, causados pelo enfraquecimento da tal maldição. E é claro que no meio de toda essa história ela se depara com vários personagens dos contos de fada, dando destaque para Branca de Neve, o Príncipe Encantado e o enigmático Rumpelstiltskin.
Bom o grande mérito da série esta no fato de ela pegar os elementos mais sombrios dos contos de fada, tratando-os de forma inteligente e incorporando-os ao romance e aventura presentes nos contos. É uma boa dica para aqueles que gostam de série de TV e fantasia.
O filme do momento: Os Vingadores
Bom, acredito que todo mundo se não viu, já ouviu falar do novo filme da Marvel: "Os Vingadores", por isso vou dispensar as apresentações. O filme, que praticamente estava sendo preparado desde 2008, vem quebrando recordes de bilheteria mundo a fora e ninguém mais para de falar dele. A Disney/Marvel já oficializou a produção de uma continuação, mas ainda não há data de estreia definida. Provavelmente o filme virá depois de "Homem de Ferro 3", "Thor 2" e "Capitão América 2".
O ponto mais interessante do filme é fato dele inserir no cinema a narrativa que se encontra nas HQs, no qual uma história interage com a outra de maneira de maneira indireta. Dessa forma, você pode assistir ao filme dos Vingadores sem ter visto Thor, por exemplo, mas se assistir ao filme do herói asgardiano seu entendimento sobre a história que reúne seis super-heróis da Marvel vai ser diferente daquela dos que não viu. E isso praticamente vale pra todos os filmes lançados pelo Marvel Studios até aqui.
Além disso, o filme, claro, esbanja no quesito explosões e cenas de ação desenfreada, principalmente no final. Até porquê, é isso que o público quer não é mesmo? Mesmo que você não veja esse tipo de coisa com tanta frequência nas HQs, no cinema, os filmes de super-heróis obrigatoriamente tem que ter muita ação e explosões.
O elenco está ótimo, e o filme está cheio de referências às histórias do "Universo Marvel". Realmente, um dos melhores filmes de super-heróis dos últimos anos e um dos mais divertidos desse ano. E que venha "Os Vingadores 2". E pra encerrar esse post: "Avengers, Assemble!"
P.S.: Para aqueles que gostam das histórias da Marvel e de animação, vale dar a dica da série animada "Os Vingadores: Os Super-heróis mais poderosos da Terra", exibida durante às manhãs no Disney XD.
O ponto mais interessante do filme é fato dele inserir no cinema a narrativa que se encontra nas HQs, no qual uma história interage com a outra de maneira de maneira indireta. Dessa forma, você pode assistir ao filme dos Vingadores sem ter visto Thor, por exemplo, mas se assistir ao filme do herói asgardiano seu entendimento sobre a história que reúne seis super-heróis da Marvel vai ser diferente daquela dos que não viu. E isso praticamente vale pra todos os filmes lançados pelo Marvel Studios até aqui.
Além disso, o filme, claro, esbanja no quesito explosões e cenas de ação desenfreada, principalmente no final. Até porquê, é isso que o público quer não é mesmo? Mesmo que você não veja esse tipo de coisa com tanta frequência nas HQs, no cinema, os filmes de super-heróis obrigatoriamente tem que ter muita ação e explosões.
O elenco está ótimo, e o filme está cheio de referências às histórias do "Universo Marvel". Realmente, um dos melhores filmes de super-heróis dos últimos anos e um dos mais divertidos desse ano. E que venha "Os Vingadores 2". E pra encerrar esse post: "Avengers, Assemble!"
P.S.: Para aqueles que gostam das histórias da Marvel e de animação, vale dar a dica da série animada "Os Vingadores: Os Super-heróis mais poderosos da Terra", exibida durante às manhãs no Disney XD.
Renovação: Blog 2.0
Voltei! Eu sei, eu sumi por um bom tempo (aproximadamente 4 meses não é mesmo), mas acontece que eu ando muito ocupado com trabalho da faculdade. Porém, eu pretendo voltar a postar no blog, com bem menos frequência que antes, mas ainda assim pelo menos o blog não vai ficar sem atualizações. Também quero dar uma inovado aqui no blog, algumas coisas vão mudar, não sei dizer o que exatamente, mas as coisas vão mudar. A primeira mudança que eu fiz foi no plano de fundo do blog: agora eu pretendo atualizar o plano de fundo a cada 1 ou 2 meses mais ou menos com a imagem de algum filme que irá estrear ou já estreou. E claro, o plano de fundo desse mês é do filme "sensação do momento" do qual eu irei falar mais tarde. Bom, sejam novamente bem-vindos à nova versão do blog.
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Meus 10 filmes favoritos de 2011
Feliz ano novo! Mais um ano se completou e com isso o blog completa seu primeiro ano de existência. Muitas novidades sobre o mundo da sétima arte estão por vir nesse ano de 2012, mas eu resolvi começar esse novo ano listando os meus 10 filmes favoritos do ano que passou. Coloquei na lista só filmes que foram originalmente lançados em 2011, por isso outros que foram lançados aqui no Brasil em 2011 mas que já haviam sido lançados em cinemas de outros países em 2010 não estão na minha lista (como por exemplo "Bravura Indômita" e "Enrolados"). Queria dizer que 2011 foi um ano que me surpreendeu em alguns momentos, pois filmes que na minha opinião tinham tudo para serem ótimos, acabaram não sendo tão bons, enquanto que outros filmes que não me chamavam a atenção, acabaram me surpreendendo. Bom, ai vai a minha lista:
10 - Histórias Cruzadas
Baseado em um livro, a história desse filme foi uma das que mais comoventes que eu vi no ano passado. Outro fato que vale ser destacado é a ótima atuação das atrizes. Dessa forma, ele fica em 10º lugar na minha lista de favoritos de 2011.
9 - Thor
Sempre gostei de filmes de super-heróis, e embora "Thor" não inove no que se trata de narrativa para esses filmes, o filme diverte com suas cenas de ação e alguns momentos cômicos. E eu me diverti muito com esse filme. Agora, o interessante mesmo nesse filme foi o fato do vilão roubar a cena do mocinho: o Loki foi um dos personagens mais legais de 2011. E agora que venha "Os Vingadores" que promete ser um dos melhores filmes da Marvel.
8 - Kung Fu Panda 2
Eu realmente não estava muito animado com esse filme, até porquê, eu não havia gostado muito do primeiro "Kung Fu Panda". Porém, não demorou 10 minutos para que eu estivesse dando risadas no cinema. Além disso o filme tem uma carga dramática bem desenvolvida, o que ajudou bastante o filme e fez com que eu gostasse mais da história do panda.
7 - Planeta dos Macacos: A Origem
Esse foi um daqueles filmes que fui assistir com um pé atrás. Inicialmente a sinopse não me chamou a atenção e eu duvidava que a ideia desse filme desse certo. Bom, novamente eu me surpreendi e o filme me agradou bastante.
6 -Melancolia
Talvez o filme mais triste e também o mais lindo de 2011. Com ótimas atuações, o modo como o filme mistura o gênero "filme catástrofe" com dramas familiares e o tema da depressão foi incrível. Além disso eu achei a fotografia desse filme linda.
5 - Gato de Botas
Sempre achei o Gato de Botas o personagem mais engraçado dos filmes do "Shrek", mas ainda não tinha certeza se um filme solo do felino daria certo. Bom, posso dizer que deu certíssimo e a "Dreamworks" conseguiu finalizar o ano com duas ótimas animações muito bem dirigidas e roteirizadas.
4 - A Pele Que Habito
Os filmes de Almodóvar são sempre intensos não é mesmo? Mas o modo como essa mistura de terror e suspense me fez "roer as unhas" durante quase duas horas na cadeira do cinema foi incrível. É claro algo que só Almodóvar sabe fazer.
3 - A Hora do Espanto
Mais um daqueles filmes que eu fui no cinema com um pé atrás. Sempre fui fã de filmes de terror e o "A Hora do Espanto" original era um dos meus filmes preferidos quando criança. Por isso tinha minhas dúvidas se esse novo filme seria bom. Novamente me surpreendi e adorei o filme. Além disso, adorei o modo como algumas cenas foram filmadas. Acho que a câmera foi bem usada nesse filme.
2 - X-Men: Primeira Classe
Embora "Thor" tenha sido ótimo, "X-Men: Primeira Classe" foi excelente, superando todos os outros filmes da franquia. A história foi muito bem bolada, e as atuações estavam ótimas. Por isso ele é o segundo lugar na minha lista.
1 - Harry Potter e as relíquias da morte: Parte 2
Pois é, não teve para ninguém. É claro, sempre fui fã de Harry Potter, por isso estava ansioso por esse filme, mas além disso, o filme foi maravilhoso, muito bem dirigido, com ótimas cenas de ação e atuações ótimas. Dessa forma, fui ver o filme mais de uma vez no cinema (quatro no total), e em todas as vezes o sentimento foi de que eu estava me despedindo de um velho amigo (ou melhor, de três velhos amigos).
Marcadores:
A Hora do Espanto,
A Pele Que Habito,
Harry Potter,
Histórias Cruzadas,
Kung Fu Panda,
Melancolia,
Meus favoritos,
O Gato de Botas,
Planeta dos Macacos,
Thor,
X-Men
Assinar:
Postagens (Atom)